Anvisa retoma testes com a Coronavac

Parlamentares aprovam requerimentos para ouvir Anvisa e Butantan.

Política / 12:48 - 11 de nov de 2020

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor

A Anvisa anunciou que retomou os testes clínicos da CoronaVac. A nota foi divulgada pela manhã, enquanto a Comissão Mista do Congresso que acompanha as medidas relacionadas ao coronavírus aprovava dois requerimentos de convite para audiências públicas.

O primeiro requerimento é para o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), André Pepitone da Nóbrega. Já o segundo, convida o diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antônio Barra Torres e o diretor do Instituto Butantan, Dimas Tadeu Covas, para prestar esclarecimentos sobre a suspensão dos estudos clínicos da vacina CoronaVac.

Pela urgência dos dois temas, a intenção do presidente do colegiado, senador Confúcio Moura (MDB-RO), é que as duas audiências sejam realizadas já nesta sexta-feira, mas a confirmação da data dependerá da disponibilidade das autoridades.

No caso do diretor-geral da Aneel, os parlamentares querem que André Pepitone esclareça as causas da pane no sistema elétrico, a falha no sistema de reserva e as providências tomadas para o restabelecimento da normalidade do fornecimento de eletricidade no estado.

Os parlamentares querem ouvir os representantes da Anvisa e do Butantan para esclarecer a interrupção dos estudos clínicos da vacina CoronaVac. Na última segunda-feira, a Anvisa anunciou a interrupção dos estudos, após receber do Instituto Butantan a informação de que um "evento adverso grave" teria ocorrido com um dos voluntários do estudo. O evento seria um suicídio e assim não teria nenhuma relação com a vacina.

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor