Apagão no Rio e SP e a privatização da Eletrobras

Privatização da Eletrobras é ameaça ao desenvolvimento nacional e pode tornar apagão de novembro algo corriqueiro

102
Não à privatização da Eletrobras (Foto: reprodução)
Não à privatização da Eletrobras (Foto: reprodução)

A privatização da Eletrobras e seus efeitos nos interesses estratégicos do país serão debatidos em seminário que será realizado nesta quinta-feira, às 15h, no Clube de Engenharia.

O apagão que afetou São Paulo no início do mês, e o que afeta cidades do Rio de Janeiro nesta semana são, fundamentalmente, efeitos dos cortes em pessoal e investimento das distribuidoras. Mas a Light, que distribui energia elétrica na capital fluminense e outros municípios do estado, atribui parte da culpa a falhas na rede de Furnas.

E aí o buraco é mais em cima: Furnas é subsidiária da Eletrobras, privatizada de forma esdrúxula em junho de 2022 no governo Bolsonaro. Se em pouco mais de 1 ano a situação já se deteriora, como se depreende da alegação da Light, é melhor o governo Lula cumprir as promessas e tratar da reestatização da empresa.

Participarão do seminário “A privatização da Eletrobras e a engenharia nacional” o presidente do Clube de Engenharia, Márcio Girão, e especialistas como: Guilherme Estrella, James Bolivar, Clarice Antezana, Ângelo Remédio Filho, Mendes Torres, Julio Reis, José Saraiva Drumond, Vivaldo Barbosa e Francisco Araujo Costa.

Espaço Publicitáriocnseg

Estarão em pauta o papel da energia para a soberania e desenvolvimento do país e a situação da energia no mundo atual. O evento será transmitido ao vivo pelo Youtube.

A Light enviou, nesta sexta-feira (23), nota sobre o fato comentado pela coluna:

"A Light reforça que as áreas de concessão dos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo são distintas, assim como as causas do desabastecimento de energia nas referidas regiões. No caso do Rio de Janeiro, no último fim de semana, uma ocorrência em Furnas sobrecarregou o sistema elétrico da Light que, seguindo protocolos de segurança, precisou cortar as cargas das subestações Pavuna e Colégio, impactando o fornecimento de energia para os clientes destas regiões. Além disso, as subestações Washington Luís, Meriti, São João e Nova Iguaçu desarmaram em função desta mesma ocorrência deixando clientes sem energia. Cabe ressaltar que a concessionária mantém diálogo permanente e relacionamento estreito com a equipe operacional de Furnas."

Meu pirão primeiro

Os grupos de comunicação, Rede Globo à frente, não se cansam de elogiar o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, pela defesa do suicídio fiscal, denominado déficit fiscal zero.

Mas quando Haddad, à sombra do Ministério, contesta a prorrogação da desoneração da folha de pagamento, aprovada pelo Congresso e na mão de Lula para sancionar, para alcançar o déficit zero, os elogios viram críticas.

Talvez porque o setor de Comunicação é um dos beneficiados pela desoneração.

Prêmio ANJ

A Unesco e seu Programa de Liberdade de Expressão e Segurança a Jornalistas são os homenageados com o Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa deste ano. A agência e o programa receberão a premiação da Associação Nacional de Jornais “pela relevância do seu trabalho na defesa da liberdade de expressão e da integridade dos profissionais de comunicação, em um contexto mundial de ameaças à profissão”.

Rápidas

Os 180 anos do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), que foram completados em 7 de agosto deste ano, serão celebrados no Senado Federal. A sessão especial será nesta sexta-feira, às 14h. A homenagem, que foi encabeçada pela senadora Eliziane Gama (PSD/MA) *** Nesta quinta, o Departamento Métodos Autocompositivos de Resolução de Conflitos do Iargs promoverá sua 1ª palestra presencial. O diretor-adjunto Eduardo Fontoura debaterá o tema “A Comunicação Não Verbal como ferramenta de percepção do agente negociador”, a partir das 12h, na sede do Iargs *** Também nesta quinta, às 19h30, Nova Friburgo realiza a abertura oficial do evento “Um Encanto de Natal – Fábrica de Sonhos” *** “Moda: compromissos, responsabilidade e inovações” é o tema do seminário promovido pelo Conselho Empresarial de Cultura no próximo dia 28, a partir das 14h, na sede da Associação Comercial do Rio (ACRJ), no Centro da capital. O seminário é uma iniciativa do Comitê de Moda em parceria do Instituto Zuzu Angel. Inscrições aqui.

Matéria atualizada às 13h47 de 23/11/2023 para inclusão de nota de esclarecimento da Light

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui