Apagão programado

A proposta da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)  de instituir cartões pré-pagos de energia ajuda a compreender a necessidade de rever a autonomia das agência criadas na estufa do tucanato. Em vez de pressionar as concessionárias a repassarem aos consumidores seus ganhos de produtividade com reduções de tarifa na faixa dos dois dígitos, a Aneel, ao se assemelhar a um sindicato das empresas, rebaixa um serviço essencial, como o de energia elétrica, a outros bens de consumo, como celulares.

Efeito estatístico
Em novembro de 2000, o então diretor de Contas Nacionais do IBGE, Eduardo Nunes, em conversa com um dos integrantes desta coluna sobre o hábito de setores da imprensa e outros ciclos governistas de recorrerem a bases de comparação díspares para produzirem resultados de conveniência, reafirmou a importância das boas normas da estatística. Segundo Nunes, a melhor metodologia de comparação é a da série histórica; na ausência desta, o acumulado do ano, seguida do confronto do mês do ano vigente com o mesmo período do ano anterior, e, por enfim, a menos confiável, a de um mês com outro imediatamente anterior ou posterior.
Essas lembranças vêem a propósito do anúncio do coordenador do Departamento de Indústria do instituto, Sílvio Sales, sobre a suposta superação “do quadro da recessão”, a partir do avanço de 1,5% da produção industrial em agosto em relação a julho passado. A propósito, na comparação com agosto de 2002, a produção tombou 1,8% e no acumulado do ano, 0,38%. Afinal, o que mudou: o método ou o IBGE?

Cabeça
A Fundação Cide (o IBGE do Estado do Rio de Janeiro) concorre à presidência da Associação Nacional dos Institutos Públicos de Planejamento e Estatística (Anipes). O Congresso da Anipes começou ontem, em São Paulo, e termina amanhã. A Cide tem como diretor-executivo Ranulfo Vidigal, integrante do Conselho Editorial do MONITOR MERCANTIL.

Negócio da China
Aumentaram 89% (atingindo US$ 3,04 bilhões) em relação ao ano passado as vendas do Brasil para a China, destino da próxima missão empresarial conduzida pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, do dia 12 ao dia 18 deste mês. Participam da missão empresários de setores que estão aumentando as suas exportações nos últimos anos para este país, como os do setor médico-hospitalar, de alumínio, calçados, carnes e eletrodomésticos da linha branca.

Paz no Páteo
O Marco da Paz, símbolo de paz, harmonia e fraternidade entre os povos, localizado no Páteo do Colégio, vai ganhar uma nova réplica. A inauguração acontece amanhã, às 10h, na Rua Brigadeiro Gavião Peixoto, esquina com a Rua Mercedes, na Lapa, com a presenção do governador Geraldo Alckimin e da prefeita Marta Suplicy. A iniciativa é de Gaetano Brancati Luigi, assessor especial da presidência da Associação Comercial de São Paulo.

Telona
Até segunda-feira passada, o Festival de Cinema do Rio já tinha superado em mais de 20 mil pessoas o público do ano passado (185.327 espectadores, contra 163.358 em 2002). Segundo projeções dos organizadores, 210 mil cariocas prestigiarão o festival até o último dia, o que significará aumento de 28,6% em relação a 2002 – não incluindo sessões ao ar livre e lonas culturais. Os filmes mais vistos foram: Elefante (2.858 espectadores), Encontros e desencontros (2.662), Aos 13 (1.445), Ken Park (1.388), Em nome de Deus (1.269); Fuso horário do amor (1.218), Benjamim (1.205), Adeus Lenin (1.078), Dogma do amor (1.030) e Fala Tu (1.005).

Exterminador
Devem existir poucas votações mais antidemocráticas do que a ocorrida na Califórnia, que apeou do poder o governador e, na mesma hora, elegeu o fortão Arnie Schwazenegger. Eletrocutado na política suicida de energia no estado, o ex-governador não teve tempo de sair da armadilha liberalizante em que se meteu. Mesmo assim, é difícil aceitar como isento um plebiscito em que, ao mesmo tempo em que se decide se deve ou não haver nova eleição, esta já se realiza, com (formalmente) cento e poucos candidatos.

Artigo anteriorBlindagem
Próximo artigoRalo
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Batendo palma para maluco dançar

CPI precisa ser ágil para não deixar governistas propagarem mentiras impunemente.

Cristiano Ronaldo, Coca-Cola e Nelson Rodrigues

Atitude do craque português realmente derrubou ações da companhia de bebidas?

Empresa pode dar justa causa a quem não se vacinar?

Advogado afirma que companhias são responsáveis pela saúde no ambiente de trabalho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Pacientes com Covid têm dificuldades a benefício por incapacidade

Nesta terça, Bolsonaro vetou PL aprovado pelo Congresso que dispensa carência do INSS para novas doenças.

Sauditas vêm visitar regiões cafeeiras do Brasil

Brasileiros convidaram os compradores árabes para visitar as lavouras locais no próximo ano.

Senado aprova MP que aumenta a tributação sobre lucro dos bancos

Como houve mudança no texto, medida volta à apreciação da Câmara.

Abertura de empresas cresceu 17,9% em março

Segundo Serasa, comércio alavancou alta do índice; MEIs registram aumento e representam a maior parte das empresas criadas.

Receita libera consulta a segundo lote de restituição do IR

Lote será o maior da história em valor e em número de contribuintes.