Apelo de Biden ao multilateralismo fica sem crédito

Na ONU, presidente dos EUA desmente mundo dividido em blocos rígidos.

A estreia do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, na Assembleia Geral da ONU trouxe um discurso pró multilateralismo. Biden disse que os EUA “competirão vigorosamente” com outras grandes potências, ao mesmo tempo em que enfatizou que não estão “buscando uma nova Guerra Fria ou um mundo dividido em blocos rígidos”.

A retórica não convence. Os EUA tomou decisões polêmicas, a maior delas a parceria de segurança revelada semana passada que inclui Austrália e Grã-Bretanha, conhecida como Aukus (acrônimo dos nomes em inglês dos 3 países). A Austrália, que construirá submarinos com propulsão nuclear com tecnologia norte-americana e britânica, descartou o acordo com a França assinado em 2016 para comprar 12 submarinos elétricos a diesel convencionais.

Ainda nesta terça-feira, em Bruxelas, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, classificou de “inaceitável” a forma como a França foi tratada e exigiu de Biden. “Um de nossos Estados-membros foi tratado de uma forma que não é aceitável, então queremos saber o que aconteceu e por quê. E, portanto, você primeiro esclarece isso antes de continuar com os negócios como de costume”, instou Ursula.

Ninguém duvida que os negócios como de costume retornarão. Mas as cicatrizes ficarão.

 

A armadilha distrital

Quem acreditou nas análises da grande mídia ocidental de que Putin iria ter uma derrota – ainda que relativa – na Rússia teve que se surpreender com a vitória do partido governista, que deve ficar com quase 50% dos votos.

Outra lição da eleição russa é o resultado da votação distrital, que responde por metade das 450 cadeiras do parlamento. Nos distritos, Putin ficará com 198 das 225 vagas. Somadas às obtidas na votação geral, o presidente russo deterá mais de 2/3 do parlamento.

Está aí uma boa explicação do motivo de alguns setores ditos liberais defenderem a votação distrital.

 

Pressão total

Será mera coincidência que a crise na gigante da construção chinesa Evergrande aconteceu ao mesmo tempo em que os EUA armam a Austrália com equipamentos nucleares?

 

Rápidas

Alan Abreu, representante da Reserva na Fashion Industry Charter for Climate Fashion, falará sobre “Estratégias de Comunicação da Sustentabilidade nas empresas”, nesta quarta, às 19h30, em evento da Universidade Veiga de Almeida *** Aprovada pela Alesp em agosto, foi sancionada pelo governo paulista a Lei 17.395, de autoria do deputado estadual Sebastião Santos (Republicanos), que cria o roteiro turístico do Peão de Boiadeiro integrando os municípios de Barretos, Bebedouro, Colina, Monte Azul Paulista e Viradouro *** Aasp e Ibrademp realizarão nesta quarta-feira, 14h, o webinário gratuito “Novo Marco Legal do Reempreendedorismo” *** Cris Pole é a nova diretora da Federação Catarinense de Pole Dance, no estilo Pole Sport *** O Lach é o laboratório credenciado pelo Flamengo para realizar exames de Covid em torcedores que assistirão ao primeiro jogo da semifinal da Copa Libertadores, nesta quarta-feira, 22h. O resultado é emitido em apenas 3 horas.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

A Lei de Biossegurança em pauta no STF

Uso de transgênicos não é tarefa fácil. Qual será a medida menos onerosa para as futuras gerações?

Museu do Pontal

Por Bayard Boiteux.

Últimas Notícias

Crédito consignado: aumenta número de reclamações de cobrança indevida

O crédito consignado não solicitado por clientes está no topo das reclamações de consumidores. Em relação aos registros, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon),...

Geração de energia solar traz R$ 35,6 bi de investimentos ao país

Potência nos telhados e terrenos com sistemas fotovoltaicos equivale a metade da capacidade de Itaipu.

Direito de controle sobre funcionários que trabalham de casa

Por Leonardo Jubilut.

Rio Indústria apoia lei que desburocratiza e facilita novos negócios

Em audiência pública realizada nesta quinta-feira (14), na Câmara Municipal do Rio, sobre o Projeto de Lei Complementar nº 43/2021 que regulamenta a Declaração...