Apenas 8% dos consumidores esperam comprar próximo carro de forma totalmente presencial 

Evento o Melhor da NADA Show 2024 revela que a visualização em 360º, que permite ‘sentir’ o veículo virtualmente, alavanca as vendas digitais

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A pesquisa da Cox Automotive, apresentada durante o NADA Show 2024, em Las Vegas, considerada a maior convenção para concessionárias no mundo, revelou que o percentual de pessoas que só comprariam um carro de forma integralmente presencial na concessionária diminuiu de 53% para 8%. Com dados como esse, o estudo mostrou que ampliar as etapas digitais do processo de aquisição de veículos é um caminho sem volta para as concessionárias.

“As pessoas estão querendo cada vez mais a praticidade do online. Mas para o consumidor fechar o negócio, ele precisa ‘tocar’ e ‘sentir’ o carro digitalmente”, diz Fábio Braga, Country Manager MegaDealer, que realizou em parceria com a Auto Avaliar o evento “O Melhor da NADA 2024”, em Vinhedo (SP), no último dia 21 de fevereiro, com o objetivo de apresentar para os brasileiros as principais tendências abordadas em Las Vegas onde as duas empresas já haviam levado mais de 100 concessionárias brasileiras em uma missão técnica que, além da presença na NADA Show, participaram de visitas a mais de 15 concessionárias, em Las Vegas, Atlanta e Los Angeles.  Os integrantes também tiveram a oportunidade de participar de um café da manhã com Dale Pollak, considerado o maior especialista em carros usados do mundo.

Evento Nada show em Las Vegas
Evento Nada show em Las Vegas

Segundo os dados da pesquisa da Cox Automotive, 38% dos clientes estão dispostos a realizar o processo de aquisição do veículo de forma digital. Em 2022, 39% dos clientes compravam o veículo com processos online e presencial na concessionária. Este índice aumentou para 64% atualmente. Enquanto numa compra presencial, o processo dura em média 5h30, no online o tempo fica em menos de uma hora e ainda gera uma satisfação maior do cliente.

Fábio Braga lembra que a conversão de lead aumenta em 44% quando o anúncio permite que o cliente tenha interação com a foto. Isso é possível através do recurso 360º, onde a pessoa pode girar o veículo com o mouse ou dedo e verificar todos os detalhes do carro. 

Espaço Publicitáriocnseg

No Brasil, a MegaDealer oferece esta solução com o App de Inteligência Artificial MegAImagens que permite fotografar os veículos em qualquer ambiente. Com o uso de IA, o App retira o fundo da imagem original e realiza pequenos ajustes de reflexo e iluminação no novo ambiente, criando a realidade virtual do estúdio. “O uso do giro 360º e um maior número de fotos ampliam a conversão de leads gerados para o veículo anunciado”, afirma.

Durante a apresentação aos concessionários, Braga destacou também outras iniciativas que levam ao aumento da conversão de vendas. Para obter uma taxa de 25% de fechamento de vendas, ele observou que é preciso ter uma gestão completa do processo de compras, adotar soluções online, treinamento próprio e contar com um sólido plano de marketing.  

Apresentação no Evento Nada show em Las Vegas
Apresentação no Evento Nada show em Las Vegas

Outra recomendação é o uso das redes sociais para aumentar o fluxo das lojas. “Quase 100% das pessoas que têm intenção de adquirir um veículo vão fazer pesquisas na internet antes de se dirigir a uma concessionária. Portanto, é muito importante fazer um marketing direcionado”, ressalta. Ele cita três ferramentas essenciais para ampliar as vendas no varejo digital que foram destacadas durante a NADA Show: vídeos testemunhais, participação em grupos sociais e websites pessoais dos responsáveis pela parte comercial, o que reforça a confiança do consumidor.

Com base nos conceitos de Dale Pollak, a AutoAvaliar lançou o Car Invest, uma plataforma online, que disponibiliza ferramentas para os envolvidos na operação de veículos usados para tomarem melhores decisões de compra e venda. “É preciso ficar de olho nas melhores práticas estrangeiras nos segmentos de vendas, pós-vendas, marketing digital, entre outras. Colocar em prática o que já foi testado e aprovado por importantes nomes do setor, a exemplo de Dale Pollak, com quem tivemos a honra de conversar nos EUA, é um atalho para lidar com as mudanças de mercado, como os impactos da eletrificação dos veículos”, diz J.R. Caporal, CEO da MegaDealer e presidente da AutoAvaliar. 

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