Apenas sete fundos imobiliários tiveram valorização em 2020

Levantamento do Yubb, buscador brasileiro online de investimento, listou as maiores altas e quedas do Índice de Fundos de Investimentos Imobiliários (IFIX) no período de janeiro a julho deste ano. O setor imobiliário foi um dos mais afetados pela pandemia. Consequentemente, seus fundos apresentaram grande queda em 2020.

Dos 120 fundos imobiliários (FIIs) que fazem parte do IFIX (popularmente conhecido como o “Ibovespa dos fundos imobiliários”), apenas sete tiveram valorização no YTD (year-to-date), ou seja, no período entre 01/01 e 13/07.

É importante lembrar que as quedas estavam muito mais acentuadas em fevereiro e março. Em abril, o IFIX apresentou valorização de 4,39%; em maio, de 2,08%; e em junho, de 5,59%”, explica Bernardo Pascowitch, fundador do Yubb. “Será que veremos em julho mais um resultado positivo? É importante lembrar que, no YTD, o índice acumula uma queda de -14,17%”.

Na análise por setores, os fundos de fundos, também conhecidos como FOFs (fund of funds), se destacaram. É o caso do Caixa Rio Bravo, que ocupa o 1º lugar no ranking, com rentabilidade em 15,10%, e do Capitania Reit FoF (8º lugar, 0%). “Como esses são fundos imobiliários que investem em outros fundos imobiliários, contam com um fator de diversificação, o que torna mais fácil minimizar os riscos”, detalha Pascowitch.

Na liderança, a TRX Edifícios Corporativos representa um dos setores mais afetados: as lajes corporativas. “As lajes corporativas sempre foram um dos favoritos entre os brasileiros que gostam de investir em fundos imobiliários. São grandes empresas que alugam grandes prédios para trabalhar, o que era um ótimo negócio até o coronavírus chegar”, pontua Bernardo.

Com a crise, a maioria das empresas instituiu o home office e começou a renegociar seus espaços físicos. Isso já fez com que houvesse perda de atratividade e queda na rentabilidade. “Hoje, muitas instituições estão prorrogando o home office até 2021 ou, até mesmo, fechando seus escritórios e viabilizando essa nova estrutura de trabalho de modo permanente, o que afeta ainda mais o setor”, conclui.

 

Artigos Relacionados

Fundos têm captação líquida positiva de R$ 38,3 bi em fevereiro

Ibovespa teve desempenho negativo de 4,4% no mesmo mês.

Vendas financiadas de veículos sobe um pouco em fevereiro

Vendas a crédito de veículos no mês de fevereiro foram 0,6% maiores do que o mesmo período de 2020, puxadas pela alta de financiamentos...

Governo indica nomes para ocupar Conselho da Petrobras

A Petrobras informou nesta segunda-feira que recebeu ofícios do Ministério de Minas e Energia e do Ministério da Economia com seis indicações para a...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Lula livre. Até quando?

Jurista: Necessidade de proteger Moro e os procuradores da Lava Jato.

Produtividade na indústria cai com menor produção na pandemia

Para 2021, as perspectivas são melhores, em razão do início da vacinação da população.

Demanda por bens industriais cresceu 0,6% em janeiro

Ipea apontou avanço de 6,6% no trimestre móvel encerrado no primeiro mês de 2021.

Aumenta consumo de pornô por público feminino

Relatório de site de entretenimento adulto revela que 39% do acessos são de mulheres.

Abertura de empresas tem alta de 13,4% em novembro

Segundo Serasa, sociedades limitadas impulsionaram índice; comércio teve alta estimulada por Black Friday e festas de fim de ano.