30.5 C
Rio de Janeiro
domingo, janeiro 17, 2021

Apertem os cintos

Cerca de 60 mil cédulas que deveriam chegar, pelos Correios, às mãos dos eleitores de um condado na Flórida sumiram. “É muito estranho 58 mil cartas terem desaparecido”, disse um funcionário dos Correios. Nas eleições em 2000, George W. Bush conseguiu sair vitorioso na Flórida – o que garantiu sua eleição para presidente dos EUA – após uma série de fraudes; posteriormente, comprovou-se que o verdadeiro vencedor seria o democrata Al Gore. A Flórida é governada pelo irmão de Bush, Jeb, e pelo visto não se emendou desde 2000.

Democracia
O esdrúxulo formato das eleições nos Estados Unidos é tratado por analistas benevolentes como parte da cultura norte-americana. Fosse no lado de cá do Equador, seria motivo para intervenção da OEA.

Capitalismo sem crédito
A falta de demanda, provocada pelo desemprego e queda da renda das famílias, foi o fator mais citado pelas indústrias como entrave aos investimentos planejados para 2005, conforme revelou pesquisa da CNI. Quase 60% das grandes empresas assinalaram essa restrição. Mas outro grande problema é a falta de recursos próprios e de financiamento. Entre as pequenas empresas, 47% alegaram não ter capital para investir e 18% temem pela falta de crédito. Além disso, o custo do financiamento é um problema para 33% dos pequenos empresários. Entre as grandes empresas, 28% também temem pela falta de capital próprio para bancar os investimentos, 36% reclamam do custo do financiamento e 14% criticam a pouca disponibilidade de crédito.

Luar milionário
Em lance único dado por telefone, foi arrematado anteontem, por R$ 1,02 milhão, o óleo sobre tela de Di Cavalcanti Luar, datado de l940, que pertenceu à coleção do poeta Pablo Neruda. Já o quadro de Portinari Mulheres (avaliado em R$ 980 mil), não recebeu ofertas. O leilão conduzido por Evandro Carneiro no Atlântica Business Center, em Copacabana, termina hoje.

Reforma de novo
O jurista Ives Gandra Martins faz hoje palestra sobre “Reforma Tributária – necessidade de um novo sistema”, durante Almoço do Empresário, na Associação Comercial do Rio de Janeiro (R. da Candelária 9).

Trem do samba
Quem não gosta de samba, bom sujeito não é. Quem não é doente do pé deve embarcar amanhã, a partir das 18h, no Pagode do Trem, que reunirá músicos como Marquinhos de Oswaldo Cruz, Arlindinho Cruz, Délcio Carvalho e Tia Doca. O espetáculo, que sai da Central do Brasil (RJ), tem apoio da SuperVia e da Prefeitura do Rio.

Nota zero
O Sindicato dos Professores da Faculdade de Caldas Novas (Sindunicaldas) denuncia que os professores e técnicos administrativos da Faculdade de Caldas Novas, em Goiás, estão há quatro meses sem receber seus salários. Desde setembro de 2003, segundo a entidade, o pagamento dos salários é feito com atraso e há 120 dias foi totalmente interrompido. Além de não pagar, a direção da faculdade demitiu todos diretores do Sindunicaldas, criado em março passado para lutar pelos direitos dos professores. Diante da situação, 18 professores já ingressaram com ações na Justiça do Trabalho, cobrando, além dos salários, assinatura da carteira de trabalho, 13º salário, férias, adicional noturno, entre outros direitos.

Hidrogênio premiado
O engenheiro Joaquim Francisco de Carvalho, colaborador do MM, teve seu trabalho Sobre a definição de uma política para o hidrogênio selecionado entre os dez melhores pela Comissão Organizadora do X Congresso Brasileiro de Energia, promovido pela Coppe/UFRJ, no Hotel Glória, Rio. Devido a características particulares, a transição do petróleo para o hidrogênio no Brasil deveria passar por uma “etapa intermediária”, defende Carvalho.

Artigo anteriorGás aberto
Próximo artigoAgora pode
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Grande produtor rural não paga impostos

Agronegócio alia força política a interesses do mercado financeiro.

Não foi a disrupção que derrotou a Ford

Mercado de automóveis está mudando, mas montadora sucumbiu aos próprios erros e à estagnação que já dura 6 anos.

Quantas mortes pode-se debitar na conta de Bolsonaro?

Se índice de óbitos por Covid-19 no Brasil seguisse a média mundial, teriam sido poupadas 154 mil vidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Varejo sente redução no auxílio e alta da inflação

Comércio ficou estável em novembro e quebrou sequência de recuperação.

Senado quer que Pazuello se explique

Pedido de convocação para cobrar ação do Ministério da Saúde no Amazonas.

Lenta recuperação na produção industrial dos EUA

Setor ainda está 3,6% abaixo do nível anterior à pandemia.

Realização de lucros em âmbito global

Bolsas europeias e os índices futuros de NY operam em baixa nesta manhã de sexta-feira.

Desaceleração deve vir no começo do primeiro trimestre

Novo pacote de estímulo fiscal, bem como o avanço da imunização, deve garantir reaceleração em direção ao final do período.