Após obras, estação de trem do Engenhão é entregue para os Jogos Rio 2016

103

A SuperVia, concessionária que administra o serviço de trens urbanos da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, entregou hoje a Estação Olímpica de Engenho de Dentro, Zona Norte, totalmente reformada. As obras de melhoria incluíram acessibilidade plena, com elevadores e rampas de acesso, além de mudanças estruturais, como a reforma do antigo mezanino e a construção de um novo.
A estação fica em frente ao Estádio Olímpico Nilton Santos, o Engenhão, onde serão realizadas as provas de atletismo e algumas partidas de futebol nos Jogos. Foram feitas ainda a reforma dos banheiros e a revitalização da iluminação.
O presidente da SuperVia, José Carlos Prober, destacou a reforma realizada especialmente nas rampas de acesso à estação. Prober lembrou que a estação de Engenho de Dentro receberá um público grande deslocando-se ao mesmo tempo, o que demanda maiores espaços.
– A gente tem que pensar e ter conhecimento do local. Aqui é um lugar em que uma grande massa de torcedores se deslocará antes e depois dos eventos, sendo assim, este espaço teria que ser aumentado. E com isso, fica o legado para todos, afinal o Engenhão é casa da torcida carioca e brasileira como um todo. Em breve o estádio voltará a fazer parte do calendário esportivo e os torcedores poderão notar essa diferença.
O secretário estadual de transportes, Rodrigo Vieira, lembrou que os Jogos “foram uma boa oportunidade para realizar melhorias” e comentou o incidente de ontem quando um caminhão invadiu a Linha 2 do metrô paralisando todo o serviço metroviário.
– O que ocorreu ontem foi um incidente trágico, muito triste, mas que mostrou como os serviços de transportes podem operar de maneira integrada. Claro que a gente não espera e muito menos quer que algo similar ocorra em outras oportunidades, mas ficamos tranquilos quando vimos como tudo se desenrolou após o acontecido. A própria SuperVia colocou quatro trens extras, aumentou o horário de funcionamento, funcionários nas estações prestando esclarecimentos etc. É assim que agiremos durante e, principalmente, após os Jogos.
A estação de Engenho de Dentro é uma das seis estações ferroviárias consideradas estratégicas para as Olimpíadas, junto com a Ricardo de Albuquerque, Magalhães Bastos, Vila Militar (reinaugurada na última semana), São Cristóvão e Deodoro.
Estima-se que a estação receberá a metade dos passageiros que usará o trem como meio de transporte durante o período. O valor total do investimento da concessionária nas obras das seis estações é R$ 250 milhões.

MP abre inquérito para apurar desvio de verbas em obras de novo elevado do Joá
O Ministério Público Estadual do Rio de Janeiro abriu um inquérito civil para apurar desvios de recursos públicos na construção do novo elevado do Joá. Os promotores querem saber se foram utilizados materiais de qualidade inferior à contratada pela prefeitura, segundo nota divulgada pela assessoria de imprensa do MP.
A investigação tem por base informações de que surgiram diversas fissuras no asfalto da pista, dias depois da inauguração. O novo elevado do Joá foi construído ao lado de um viaduto já existente, que liga o bairro de São Conrado, na Zona Sul da cidade, à Barra da Tijuca, na Zona Oeste.
O Ministério Público já expediu ofícios à Secretaria Municipal de Obras solicitando cópias do contrato com a empreiteira Odebrecht e dos pagamentos, além de esclarecimentos sobre as notícias sobre as fissuras no asfalto.
Procurada pela Agência Brasil, a Secretaria Municipal de Obras não havia se pronunciado até o final da manhã de hoje.

Com informações da Agência Brasil

Espaço Publicitáriocnseg

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui