Apple apresenta novo sistema operacional de desktop

Safari pode detectar e traduzir sites inteiros de sete idiomas, incluindo português do Brasil.

Informática / 14:12 - 24 de jun de 2020

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor

A Apple, na segunda-feira, visualizou sua versão mais recente do sistema operacional de desktop, o macOS Big Sur, com novos recursos e designs durante sua Virtual Worldwide Developers Conference (WWDC).

"O macOS Big Sur é uma grande atualização que avança a lendária combinação do poder do UNIX com a facilidade de uso do Mac e oferece a nossa maior atualização de design em mais de uma década", disse Craig Federighi, vice-presidente sênior de Software de Engenharia da Apple.

Os novos recursos incluem uma página inicial personalizável, guias, tradução e um relatório de privacidade recém-adicionado. O aplicativo Mensagens atualizado permite que os usuários do Mac enviem e recebam mensagens mais pessoais e expressivas, além de acompanhar e interagir facilmente com as mensagens dentro do grupo. O Mapas também oferece uma nova experiência com recursos imersivos de exploração e navegação, disse a empresa.

A barra de menus personalizável apresenta um novo Centro de Controle, oferecendo acesso rápido aos controles na área de trabalho. O Centro de Notificação atualizado inclui mais notificações interativas e widgets redesenhados que vêm em tamanhos diferentes, fornecendo aos usuários informações mais relevantes rapidamente.

Na maior atualização do Safari desde o lançamento original em 2003, o navegador pode fornecer velocidade e duração da bateria líderes do setor, de acordo com a empresa.

As abas também foram redesenhadas para tornar a navegação com o Safari mais rápida e poderosa, mostrando mais abas na tela, exibindo favicons por padrão para identificar facilmente as abas abertas e fornecendo aos usuários uma visualização rápida de uma página, passando o mouse sobre a aba.

Com a tradução incorporada, o Safari pode detectar e traduzir sites inteiros de sete idiomas, como inglês, espanhol, chinês, francês, alemão, russo e português do Brasil.

A WWDC 2020 teve início na segunda-feira e ocorrerá praticamente até sexta-feira.

 

Agência Xinhua

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor