Arábia Saudita cria plano para automatizar portos

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Contêineres no porto (Foto: Tânia Rêgo/ABr)
Contêineres no porto (Foto: Tânia Rêgo/ABr)

A Arábia Saudita anunciou a criação de um projeto chamado Smart Ports para automatizar as operações em todos os portos do país. A iniciativa foi lançada no domingo pela Autoridade Portuária Saudita, a Mawani, com a assinatura de acordos com grandes companhias que estarão comprometidas com a transformação.

O presidente da Mawani, Omar bin Talal Hariri, disse que, com o lançamento, os portos sauditas entram num estágio vital de transformação em locais inteligentes e automatizados, com a adoção de aplicativos avançados da quarta revolução industrial. O objetivo é aumentar a competitividade regional e internacional dos portos e tornar o país um centro logístico.

Os acordos foram assinados com as empresas Saudi Telecom Company, Ericsson, Huawei, Saudi Global Ports, Red Sea Gateway Terminal e DP World, que vão cooperar na aceleração e implementação da tecnologia 5G nas operações portuárias. As empresas também fornecerão tecnologias para computação em nuvem, segurança cibernética, aplicativos e plataformas.

O programa faz parte de estratégia da Arábia Saudita de posicionar o país com um hub de conexão entre continentes e melhorar todos os serviços de transporte. Ele integra a Visão 2030, de diversificação e desenvolvimento econômico do país, e prevê investimentos também nos setores de carga aérea, transporte público, ferrovias e aeroportos.

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No Brasil, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, anunciou na última sexta-feira que a construção do túnel é a melhor opção para promover a ligação seca entre Santos e Guarujá, de forma a não impedir o crescimento da estrutura portuária nem a movimentação de cargas no local. Segundo ele, o projeto de desestatização do Porto de Santos tem a solução para o financiamento da obra do túnel Santos-Guarujá, empreendimento importante para melhorar a mobilidade da Baixada Santista. A empresa que vencer o leilão previsto para este ano, que deve assegurar R$ 16 bilhões em investimentos, vai depositar parte do valor da outorga em um fundo, que servirá para a construção da obra rodoviária.

“A gente precisava de uma solução para a travessia seca, que desse mais segurança para a navegação e que, do ponto de vista de financiabilidade, fosse melhor de custo Brasil. Nós temos a tecnologia necessária para fazer e operar o túnel, e resolvemos a questão da financiabilidade com o processo de desestatização do Porto de Santos”, disse.

Segundo o ministro, o concessionário que vencer o leilão do terminal portuário vai pagar a outorga garantindo que o valor presente líquido do túnel, que hoje é negativo, aumente. “Uma parcela da outorga será da ligação São Vicente x Santos (Túnel do Maciço), outra parcela para o Viaduto da Alemoa, e outra parcela da ligação seca, criando mais rotas de deslocamento que permitam desobstruir o trânsito da Baixada Santista”, acrescentou.

Um operador rodoviário ficará encarregado da construção e operação do túnel, mas o aporte financeiro virá do vencedor do leilão de desestatização do Porto de Santos.

“Como o porto tem muita potência financeira, ele comporta tranquilamente esse investimento. Vamos ter um concessionário rodoviário para fazer o túnel com suas pistas ida e volta, o VLT e ciclofaixa, e o melhor é que a saúde financeira desse projeto será garantida pela outorga do Porto de Santos”, destacou Tarcísio.

A modelagem garantirá todo o investimento necessário para realizar uma grande operação no Porto, que passará de 160 milhões de toneladas movimentadas ao ano para 290 milhões de toneladas anuais ao longo das próximas décadas. De acordo com Tarcísio, a desestatização do Porto de Santos já despertou o interesse do mercado, inclusive de investidores e operadores internacionais.

 

Com informações da Agência de Notícias Brasil-Árabe, citando o site Arab News

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