Argentina fechará com China parceria do Cinturão e Rota

1327
Alberto Fernández e Lopez Obrador (foto de Montserrat Lopez, Xinhua)
Alberto Fernández e Lopez Obrador (foto de Montserrat Lopez, Xinhua)

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, visitará a China em maio com uma missão fundamental para a América Latina: ele assinará um Memorando de Entendimento sobre a Iniciativa Cinturão e Rota (BRI, na sigla em inglês). Trata-se de um projeto de infraestrutura global envolvendo cerca de 150 nações, que joga no chão a economia meramente financeira patrocinada por Londres e Wall Street, com uma abordagem de desenvolvimento baseado na ciência e tecnologia avançada.

Para os latino-americanos, oportunidade para desenvolver parcerias nas áreas tecnológica e de infraestrutura. Não é de hoje que os chineses demonstram interesse em projetos ferroviários na região. O importante, para nós, é condicionar os investimentos a transferência de tecnologia e desenvolvimento, para a América Latina não permanecer uma mera exportadora de matérias-primas, como nos tempos de colônia.

“Esse tipo de desenvolvimento é a maneira, a única maneira de parar o tráfico de drogas, parar a migração desesperada, parar as gangues, acabar com a pobreza e acabar com a pandemia”, assegura documento divulgado pelo Instituto Schiller. A entidade com sede na Alemanha vê na cooperação entre Argentina e México uma alavanca para atrair apoios internacionais para atender toda a região.

Enquanto isso, o Brasil segue desgastado com a China e deixando de lado os Brics. Justamente de 3 dos 5 países que compõem o bloco (Rússia, Índia e China) vêm as vacinas que podem tirar o nosso país do atoleiro sanitário e econômico em que está metido.

Espaço Publicitáriocnseg

 

Lei do Bem

A consultoria FI Group lançou aplicativo voltado para o monitoramento da Lei do Bem (Lei 11.196/05). Para o diretor de Negócios do grupo, Rafael Costa, a Solução Digital Lei do Bem surgiu para oferecer, por meio de um software, interfaces para troca de informações inerentes à prestação de serviço da consultoria e, em tempo real, disponibilizar indicadores gerenciais do andamento dos trabalhos.

 

Em casa

Salim Mattar, ex-secretário de Privatizações do Guedes e militante anti-Estado, depois do Governo Federal, arrumou cargo em outro Estado. Ganha um quilo de pão de queijo quem acertar qual. Dica: lá ele emplaca 100% da frota da Localiza pagando 5 vezes menos que vocês, mortais.

 

Rápidas

O NDEA e a FGV Direito Rio realizarão uma série de webinários sobre “Direito das Empresas em Dificuldade”. O primeiro será nesta terça-feira, às 18h, com o ministro do STJ Paulo Moura Ribeiro e a juíza Maria Cristina de Brito Lima, do TJRJ *** “Indivíduos ou cidadãos? O desrespeito às regras sanitárias no combate à Covid-19 no Brasil”, webinário com Eduardo Giannetti e Fernando Gabeira que a Fundação FHC realizará nesta quarta-feira *** Também nesta quarta-feira, às 19h, o Insper realizará um webinário com o tema “Carreira do Executivo de Finanças”, com Felipe Brunieri e Guilherme Malfi, sócios-fundadores da Assetz. Inscrições aqui.

Leia também:

G20 analisa aumentar taxação de corporações, mas…

Botes salva-vidas para a classe A

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui