Armas brancas

A invasão do Iraque continua causando estragos na imagem e no caixa de empresas norte-americanas. No site Don”t by E$$o (www.stopesso.com) internautas protestam contra o presidente Bush e presença de tropas norte-americanas e convocam os consumidores a deixarem de usar produtos da multinacional do petróleo. Segundo os autores do site, cerca de um milhão de pessoas teriam atendido ao pedido. Embora esse tipo de número seja sempre difícil de ser checado, a simples existência da campanha representa uma importante dor de casa para a empresa.

Tolerância
Secretário-executivo de Relações Internacionais do PT, o deputado federal Paulo Delgado (MG), respondeu ao manifesto divulgado pelo jornal Socialist Resistance, assinado por, entre outros, o neurolingüista Noam Chomsky. Além de tentar justificar o pacote da previdência e garantir que a proposta sempre foi defendida pelo partido, Delgado se atém à questão da democracia interna. Diz que não existe partido sem unidade de ação e que os quatro parlamentares atualmente passíveis de expulsão estão claramente tentando se passar por vítimas, quando em verdade seriam agressores da unidade interna, embora tenham todo o direito de expressar suas opiniões. Uma frase do deputado, em particular, ficou no ar e carece de continuação: “Os senhores sabem que para ser tolerante é preciso saber o que é intolerável.” O que será intolerável para o atual PT?
Antecedentes
Delgado não é o petista mais indicado para falar em tolerância e instâncias partidárias. Petista de filiação e tucano de coração, esse ex-trotskista apoiou praticamente todas propostas do governo do PSDB, embora o isolamento no partido o impedisse de votar a favor delas. Freqüentador de copa e cozinha do presidente FH, no entanto, não resistiu quando o amigo lhe ofereceu o posto de representante junto aos países de língua portuguesa. Alegando que o cargo não era político, mas administrativo, Delgado só desistiu de tomar posse, quando a direção advertiu-o de que, se insistisse, seria expulso. A propósito, na carta a Chomsky, Delgado não disse uma palavra sobre a blindagem erguida pelo PT para abrigar o governador de Roraima, Flamarion Portela.

Saco de pancada
O deputado federal e relator do Orçamento no Congresso, Jorge Bittar (PT-RJ), anuncia nesta  segunda-feira sua pré-candidatura à Prefeitura do Rio. Em entrevista coletiva, no auditório do PT-RJ, anunciará as prioridades que vão nortear sua campanha. Bittar carregará o pesado fardo de justificar a tucanização do PT.

Bebeto em Niterói
Nesta segunda-feira, a Câmara Municipal de Niterói vai conceder o título de Cidadão Niteroiense ao presidente Bebeto de Freitas, por sua dedicação ao aperfeiçoamento do esporte. A iniciativa é do vereador Gegê (PSDB) e a sessão começa às 19h30m.

Paz
A Agência Internacional pela Paz (Ipaz), que tem como princípio documentar, organizar e coletivizar informações e ações vinculadas à cultura de paz e não violência, será lançada oficialmente no próximo dia 8, às 19h, no restaurante Grazie a Dio, em São Paulo, na Vila Madalena. Na ocasião será divulgada, pesquisa sobre o que os brasileiros pensam sobre a violência. O estudo realizado pela Ipaz em cinco capitais, com 600 pessoas, também pretende apontar forma de a mídia ajudar na prevenção do problema e na construção da cultura de paz. As informações e pesquisas estão no site www. ipaz.org.

Gigante
Chegam neste domingo ao Brasil os diretores do Asahi Shimbun – jornal de maior tiragem do mundo – Shinishiro Yawata e Masaaki Ii. Vêm contatar empresas brasileiras com negócios no Japão.

Procon
A Liga Rio, loteria pelo telefone da Loterj, obriga o proprietário de telefone a ligar para sua companhia telefônica se quiser bloquear o acesso do terminal à jogatina. O respeito ao consumidor exigiria procedimento inverso.

Prisão
Chama a atenção a profusão de cercas eletrificadas instaladas nas luxuosas (algumas nem tanto) casas próximas à Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte. Os mineiros dizem que a eletrificação se espalhou como “moda”. Mas o visitante acha que é por “medo”, mesmo.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorIlusão
Próximo artigoPatrão

Artigos Relacionados

Alta dos preços leva a aumento de protestos

Agitação em países onde manifestações eram raras preocupa FMI.

Montadoras não vieram; demissões, sim

Promessas de Doria e Bolsonaro para fábrica da Ford não passaram de conversa para gado dormir.

Ganhos de motoristas de app desabam

Renda média é de pouco mais de 1,5 salário mínimo.

Últimas Notícias

Câmara deve colocar em votação PL que desonera tarifas de energia

Em 2021, o Brasil passou pela pior crise hídrica em mais de 90 anos

Metodologia para participação de investidor estrangeiro

Serão considerados os dados de liquidação das operações realizadas no mercado primário nos sistemas da B3

Fitch eleva rating do Banco Sicoob para AA (bra)

Houve melhora do perfil de negócios e de risco da instituição

Petrobras Conexões para Inovação cria robô de combate a incêndio

Estatal: Primeiro no mundo adaptado para a indústria de óleo e gás

Brasil tenta ampliar diálogo com a UE

Debate da recuperação econômica nas duas regiões e discussão sobre as perspectivas das políticas fiscais