Armas de brinquedo

O ataque hacker da semana passada, com respingos nessa, deixou muita gente preocupada com a segurança de nossos dados armazenados em computadores. Mas o perigo está em toda parte. Um garoto de 11 anos, que cursa a sexta série de uma escola em Austin, Texas, demonstrou, com ajuda de seu ursinho de pelúcia, que a Internet das Coisas (IoT) deixa cada brinquedo, eletrodoméstico ou mesmo roupa com potencial de se tornar uma arma – no mínimo, de espionagem. Em uma conferência realizada na Holanda, o menino acessou, via Bluetooth, diversos smartphones de participantes e, através deles, enviou comandos que ligaram uma luz no ursinho – que se conecta à nuvem através do mesmo sistema sem fio – e gravou uma mensagem da plateia.

Em fevereiro deste ano, o governo alemão proibiu a venda de uma boneca que poderia ser utilizada para espionar. São exemplos, talvez, inofensivos. Mas, com carros autônomos conectados à rede, não é ficção imaginar que poderiam ter seu controle assumido à distância. Pode-se imaginar muitos outros riscos. O mundo novo não parece tão admirável quanto nos querem vender.

 

Crises prováveis

Desde 2010 as multas aplicadas a empresas de todo o mundo em decorrência de infrações regulatórias já ultrapassaram os US$ 100 bilhões, mostra levantamento da McKinsey and Company. O total de manchetes com a palavra “crise” associada às 100 maiores empresas do mundo foi 80% maior do que na década anterior.

O estudo aponta que a velocidade das operações comerciais – desde comunicações rápidas até prazos mais curtos de desenvolvimento de produtos – torna as crises mais prováveis. Para se ter uma ideia, a indústria automotiva norte-americana realizou recall de 53 milhões de veículos no ano passo, ante 20 milhões em 2010, enquanto o FDA, agência federal dos EUA que controla alimentos e medicamentos, enviou 15 mil alertas a empresas que desafiavam as regras – em 2011, foram apenas 1,7 mil.

Ou seja, a pressa em comercializar novos produtos e elevar os lucros torna os consumidores cobaias.

 

Gari

A Volvo, junto com a empresa Renova, está testando na Suécia pioneiro caminhão de coleta de lixo autônomo. Mas, apesar de a gigante sueca dizer que a pesquisa vai aprimorar condições de trabalho, o caminhão só vai dirigir sozinho; a coleta de lixo continuará a ser feita por pessoas.

 

Inteligência

Um grupo de 16 empresas – entre elas a filial da gigante chinesa Baidu – acaba de anunciar a criação da Associação Brasileira de Inteligência Artificial (Abria). A primeira entidade representativa do setor reúne tanto startups quanto empresas já consolidadas.

Existem hoje cerca de 40 empresas iniciantes que se dedicam exclusivamente a criar ou aplicar soluções de inteligência artificial no Brasil. O presidente da Abria, Yan Di, afirma que “estudos internacionais indicam que a aplicação de soluções de AI geram, em média, um aumento de 40% na produtividade. Em segmentos como o varejo, este ganho chega a 60%”.

 

Ace

Da parceria entre o ex-tenista e empresário Gustavo Kuerten e o presidente da SMZTO, José Carlos Semenzato, surgiu a rede de franquias de idiomas LifeUSA. “Um dos principais diferenciais é que trabalhamos com um método exclusivo, por meio de aulas de conversação com foco de 100% na prática. Além disso estamos trabalhando com preço de mensalidade 30% mais barato que o mercado, com um preço justo”, afirma Semenzato. Por enquanto, a prioridade é Rio e São Paulo.

 

Rápidas

A Associação dos Embaixadores do Turismo do RJ, presidida pelo empresário Claudio Castro, acaba de ganhar um site: www.embaixadoresdorio.com.br. A entidade passará a promover a feijoada dos Embaixadores do Rio, no Hotel Sofitel Rio, antigo Caesar Park. A primeira no dia 3 fevereiro de 2018, para apenas 150 pessoas *** “Family Geek Brasil” estará no shopping Jardim Guadalupe (RJ) neste sábado e domingo. Neste último dia haverá também, no mesmo local, o “Encontro de Games” *** Mario Avelino, presidente do Instituto e do Portal Doméstica Legal, lançou a cartilha Os impactos da Reforma Trabalhista no Emprego Doméstico, que poderá ser baixada gratuitamente em www.domesticalegal.com.br *** Entre 20 e 24 de maio, os advogados Gabriel Di Blasi e Paulo Parente Marques Mendes participam do 139º Encontro Anual da Inta – International Trademark Association, em Barcelona, Espanha *** A Roncato Advogados realiza no próximo dia 23, às 9h30, o evento “Relação de Trabalho – PJ X CLT X Terceirização”. Informações pelo telefone (11) 3171-0588 *** A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou projeto tonando Barretos “Município de Interesse Turístico” *** Representantes da cadeia produtiva do tabaco e prefeitos de regiões produtoras se reúnem nesta quinta com os ministros das Relações Exteriores. Na pauta, contrabando. De cada três cigarros consumidos no país, um entra por vias ilegais.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Chile, Paraguai, Colômbia… e o Brasil?

Crises políticas e sociais nos países vizinhos acendem alerta.

Na pandemia, BNDES vendeu ações que agora valem o dobro

Em nove meses, banco perdeu R$ 8 bi só em 1 operação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Conteúdo online voltado para o ensino e para ganhar dinheiro

Cada vez é mais possível aproveitar o conteúdo online para avanços desde a fluência do inglês das crianças a até aprender a operar como trader na bolsa.

Queda de faturamento atinge 82% dos MEI

Em Minas, 60% dos microempreendedores individuais formalizados na pandemia abriram o negócio por oportunidade.

Inflação oficial fica em 0,31% em abril

Grupo com alta relevante no mês foi alimentação e bebidas (0,40%), devido ao comportamento de alguns itens.

Manhã de hoje é negativa em quase todo o mundo

Em Nova Iorque, Dow Jones e S&P futuros cediam 0,10% e 1,04%, respectivamente.

Projeção da Selic é de 5% no final deste ano

Para o ano que vem, analista projeta 6,5%, dado o alerta do Copom sobre o ritmo de normalização após reunião de junho.