Arrego

91

Durante a coletiva na abertura do V Fórum Social Mundial (FSM), os representantes dos governos de Porto Alegre e Rio Grande do Sul, ambos vitoriosos sobre petistas e adversários históricos do FSM, quase imploravam pela permanência do evento na capital gaúcha. Antagonismos políticos e ideológicos à parte, a cidade fatura R$ 300 milhões com o fórum.

Tucanos em revoada
Paralelo ao Fórum Social Mundial de Porto Alegre, ocorre o Acampamento Intercontinental da Juventude. Partidários do tucanato, com bandeiras do PSDB e tudo, que quiseram se instalar no local foram enxotados pelo restante dos jovens acampados – que usaram paus e pedras, tudo bem natural.

Divisão
Os “companheiros” sindicalistas estão se estranhando no V FSM. Uma parte está rachando com a CUT; com isso, esperam-se mais sangrias no PT. Além disso, o grupo que criou o P-SOL também está dividido – alguns querem continuar na central, outros não.

UNE do B
O Brasil é um dos poucos países a ter unicidade de representação de estudantes universitários – sua única entidade nacional é a UNE. Pois não vai levar muito tempo para isso acabar. O PSTU organiza, em Porto Alegre, a criação da Conlute (Coordenação Nacional de Luta dos Estudantes). Para os trotiskistas, a UNE é “governista e pelega”.

Espaço Publicitáriocnseg

Autoritário?
O secretário-geral da Presidência, ministro Luiz Dulci, representante do governo Lula na abertura do V FSM, disse que governos democráticos “podem e devem incluir nas suas agendas as propostas e iniciativas do fórum”. Como nove entre dez economistas presentes ao evento criticam a política econômica petista, estaria o governo às vésperas de uma virada de 180 graus?

Time
Se não escapar das vaias, hoje, no Fórum Social Mundial, o presidente Lula passará pela situação constrangedora – ou significativa para os críticos do seu governo – de ser apupado em Porto Alegre e aplaudido em Davos. É uma tradição menos dúbia de um dos mantras favoritos do presidente do PT, José Genoino, sobre “mudar sem mudar de lado”.

Pontos comuns
Lula não recorreu a sutilezas: disse com todas as letras que é necessário buscar pontos comuns entre o Fórum Econômico Mundial, de Davos, e o Fórum Social Mundial, de Porto Alegre, em favor da construção de “um mundo mais justo para todos”. Um dos instrumentos para tentar desviar o foco das críticas feitas em Porto Alegre à globalização, Lula ainda não percebeu que seu desejo seria semelhante a ver as torcidas de Palmeiras e Corinthians trocarem beijinhos durante uma partida entre os dois times.

Verdades e medos
A história da amizade entre um homem e uma formiguinha é o ponto de partida para uma reflexão sobre o ser humano moderno em A Formiga e Eu (Editora Caravansarai, 64pp, R$ 22), do escritor e publicitário Théo Drummond. Escrito de forma simples e objetiva, o livro agrada a leitores de todas as idades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui