“Arrest them”

Recém-chegado dos Emirados Árabes, o governador do Paraná, Roberto Requião (PMDB), contou a esta coluna ter ouvido um pedido que tem sido feito insistentemente pelo emir do Dubai, Mohamad bin Rachid Al Maktum, o homem mais rico do reino, com uma fortuna estimada em US$ 14 bilhões pela edição da revista Forbes de 2006: “Têm de prender estes norte-americanos”, relata Requião, acrescentando que os Emirados foram duramente atingidos pela crise financeira global.

Implosão das arábias
Requião diz ainda que, com a crise, a indústria de imóveis de luxos, que atraía endinheirados de todo o mundo, deve vir abaixo. Apenas 10% desses imóveis foram vendidos, os compradores sumiram e falta dinheiro para concluir as obras.

Prestadoras
Apesar do tombo sofrido em consequência da quebra do cassino global, que incluiu pesadas perdas nas bolsas mundiais, os Emirados Árabes mantêm a proteção a sua principal riqueza. Depois de contarem ao governador brasileiro que pretendem abrir o setor petrolífero para a atuação de empresas multinacionais, esclareceram como será a divisão sobre os ganhos: “Vamos dividir, sim: 60% para os Emirados e 40% para os sheikes”, conta com ironia Requião, salientando que, diferentemente do Brasil, as empresas estrangeiras que atuam lá são remuneradas apenas pela prestação de serviços, sem direito a qualquer controle sobre o petróleo extraído.

Parceria
Uma parceria internacional em hotelaria é a missão do professor Bayard Boiteux, diretor da Escola de Turismo e Hotelaria da UniverCidade, na visita que fará na segunda quinzena de dezembro ao Instituto Paul Bocuse, em Lyon, França. Ele também fará palestras em Cracóvia e Paris, sobre “O modelo brasileiro de ensino superior de turismo e hotelaria”.

Mãos à obra
A Pesquisa Anamaco/Latin Panel apontou que o consumidor brasileiro teve um gasto médio de R$ 1.344,20 com material de construção em 2007, e que diz pesquisa realizada pela Latin Panel para a Anamaco, entidade que reúne empresas de materias de construção.  O local mais reformado da casa, nos últimos seis meses, foi o dormitório – 60%. Para as classes AB, as reformas ocorreram em sua maior parte nas áreas externas da casa, enquanto que nas classes DE os destaques foram a cozinha e o banheiro. O estudo indica que um a cada três lares brasileiros pretende reformar ou construir nos próximos seis meses e que 34% da população pretende gerir a própria obra. A pesquisa abrangeu 8,2 mil lares brasileiros e representa 82% da população domiciliar brasileira e 90% do potencial de consumo do país.

Dicionário
O presidente da HP Brasil, Mário Anseloni, acha o termo crise muito forte. “O país não está em crise. Está, sim, passando por uma adaptação a uma nova realidade econômica global”, disse. Esse processo, na visão do executivo, trará à economia brasileira impacto no curto prazo. “Mas no médio e longo prazos, o Brasil sairá fortalecido”, ressaltou o dirigente.

Passado
Para quem está com o pé atrás em relação à equipe econômica de Barack Obama, o jornalista e economista J.Carlos de Assis lembra uma história passada na crise de 1979. Na ocasião, Paul Volcker, que será o principal assessor do futuro presidente dos Estados Unidos na área de economia, tentou liderar um movimento mundial de controle das paridades cambiais. A idéia foi rebarbada pelo Japão e pela Alemanha. Então, relata Assis, Volcker adotou políticas monetárias ortodoxas, que deram origem à crise da dívida dos países emergentes – na época chamados de subdesenvolvidos.

Casa de ferreiro
Um eleitor que ligou para o 0800 619619, da Câmara dos Deputados, para registrar sua posição contrária à cobrança de assinatura telefônica, passou dois minutos esperando e… a ligação caiu.

Marcos de Oliveira e Sérgio Souto

Artigo anteriorO autor, o autor
Próximo artigoFim de uma certa história
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Juntar 2 meses e meio de auxílio para comprar cesta básica

Não só a pandemia, mas inflação é ameaça às pretensões de Bolsonaro.

Se mirar Nordeste, Bolsonaro atingirá o próprio pé

Região tem menor média de casos e óbitos causados pela Covid.

Neodefensores do trabalhador ignoraram crise

Desemprego já era estratosférico em 2019, e apoiadores de Guedes nem ligavam.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

BC altera norma para segunda fase do open banking

Medida complementa regulamentação que estabelece requisitos técnicos de fase que vai permitir compartilhamento de dados e transações de clientes.

Confiança do consumidor medida por Michigan ficou abaixo do esperado

Índice registrou leitura de 86,5 na prévia de abril e o esperado era 89.

Escolha de conselheiros da ANPD preocupa por conflito de interesses

Entre os indicados há diretores e encarregados de dados pessoais de grandes empresas da internet.

Exterior abre em alta e futuros no Brasil operam com cautela

China atinge crescimento de 18,3%; na Europa, Índice de Preços ao Consumidor amplo de março teve avanço de 1,3% ao ano.

Estaleiro de SC investe meio milhão em linha de produção exclusiva

Estaleiro irá entregar até quatro vezes mais rápido e atender à crescente procura por embarcações novas.