As fake news das pesquisas eleitorais

Na Bolívia, mesmo as mais favoráveis tiveram erro de quase 100%.

O resultado das eleições na Bolívia (ainda que o oficial demore) é mais uma prova, se preciso for, de como as pesquisas eleitorais se distanciaram de uma ferramenta para acompanhar as opiniões e viraram um mecanismo de apoio a candidaturas queridas pelo establishment.

Dois dias antes da ida às urnas, uma agência de notícias (fake news?) internacional divulgou pesquisa em que o candidato Luis Arce, do partido de Evo Morales, aparecia à frente de Carlos Mesa por apenas 6 pontos. Mesmo as mais favoráveis ao virtual presidente indicavam uma diferença de 10 a 12 pontos, e nunca Arce aparecia com mais de 50% dos votos. A realidade mostrou que não só a maioria absoluta foi alcançada, como a distância para o segundo colocado deve ficar na casa dos 20 pontos.

Passadas as eleições, virão as explicações de praxe: uma “virada” do eleitorado na última hora, dificuldade de se medir a opinião do homem do campo e (esta é nova) pesquisas feitas por telefone por causa da pandemia. Falar em mudança repentina da opinião do eleitor em favor de um partido que governou o país por mais de 13 anos – e de lá só saiu através de golpe – soa como piada.

As companhias de pesquisa – que preferem ser chamadas de institutos – perderam sua capacidade de refletir a realidade a partir do momento em que se sujeitaram ao jogo político. Forçar a opinião do eleitor indeciso com o “em quem você votaria se as eleições fossem hoje” ajuda a manipular a disputa em favor dos mais conhecidos e badalados. O caso se torna pior com empresas de pesquisa ligadas veladamente a partidos ou abertamente a instituições financeiras. Há exceções, claro, mas mesmo essas se distanciaram do eleitor, sem conseguir acompanhar as mudanças provocadas pela internet.

De resto, fica comprovado o golpe na Bolívia e o apoio popular a Evo e seu grupo. Tentar dizer agora, como fazem alguns veículos de comunicação, que Arce é diferente de Evo é patético.

 

Contra enchentes

A Araguaia Empreendimentos está colocando manilhas em comunidade em Vargem Grande, Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. No local está sendo construído um condomínio de galpões. A obra é para promover a passagem correta de água pluvial de todo loteamento. Uma maneira de ajudar várias famílias que, frequentemente, sofrem com enchentes provocadas por chuvas.

 

É do Brasil

A aeronave C-390, da Embraer, ganhou 2 prêmios da revista “Aviation Week”. Como disse, em artigo, Josué Gomes da Silva, filho do ex-vice-presidente José Alencar, o sucesso da Embraer é a prova de que o Brasil pode voltar a ter posição de destaque no ranking global da indústria.

 

Rápidas

“Prorrogação de suspensão e redução e os impactos no 13ºsalário e nas férias dos empregados domésticos” será tema da live que o especialista Mario Avelino, presidente do Instituto Doméstica Legal, realizará nesta quarta feira, às 19h, no canal do YouTube *** A Convergência pelo Brasil e a ICC Brasil lançam a série de webinários “Agenda Prática para a Retomada Verde”, nesta terça, 9h. O primeiro terá como tema “Precificação de carbono: Oportunidades e riscos para o Brasil em uma economia de baixo carbono”, com a participação do ex-ministro da Fazenda e signatário da Convergência pelo Brasil Joaquim Levy. Transmissão pelo YouTube *** Aasp realizará nesta terça-feira, às 14h30, o webinário “A prova nas ações de família”. Inscrições aqui *** Nesta terça, às 8h, o advogado Cristóvão Macedo Soares, sócio do Bosisio Advogados, participa da live “Delivery”, para tratar dos aspectos jurídicos envolvendo a relação entre empresas e entregadores. No Instagram *** Nesta terça, às 19h, o Fórum 3C, que reúne mais de 20 empresas de contabilidade pelo país, realiza live com a conselheira Ana Carolina, da Ferconti, e diretora Elisângela Castelo, da Innove. O tema será “Como a excelência no atendimento ao seu cliente pode tornar seu negócio contábil mais lucrativo”. O acesso será através do link bit.ly/2SiGOPt *** Até novembro, Hotéis Rio, Abrasce, Asserj, Ademi e o Sinduscon-Rio realizarão encontros virtuais com os quatro candidatos à Prefeitura do Rio de Janeiro mais bem posicionados na pesquisa do DataFolha. O primeiro encontro será com Martha Rocha nesta terça-feira, seguido de Eduardo Paes (27), Benedita da Silva (3/11) e Marcelo Crivella (10/11). A transmissão será através do Facebook do Hotéis Rio e do canal da Asserj no YouTube.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Sonho da casa própria fica mais distante

Contratação de moradias com recursos do FGTS cai ano após ano.

Moeda chinesa na mira dos bancos centrais

Participação como reserva internacional ainda é baixa… por enquanto.

Bolsonaro comanda pior resposta à pandemia da AL

Para formadores de opinião, Brasil foi pior até que a estigmatizada Venezuela.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

S&P aumenta nota de crédito da Petrobras

A agência de classificação de risco S&P Global Ratings (S&P) elevou a nota de crédito da Petrobras. A nota de crédito stand-alone (risco intrínseco)...

Movida supera as expectativas e ações sobem 8%

A Movida, empresa de locação de veículos, gestão e terceirização de frotas e vendedora de semininovos, reportou lucro líquido ajustado de R$ 174 milhões...

BNDES financia Norflor no combate ao efeito estufa

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) concederá financiamento será concedido à Norflor Empreendimento Agrícolas no valor de até R$ 27,4 milhões,...

Uma criptomoeda 100% brasileira

Uma parceria entre as startups Stonoex e AMZ viabilizou o lançamento da criptomoeda brasileira ZCO2. É uma criptomoeda que prevê a proteção da Amazônia...

Aumenta investimento estrangeiro em Xangai

O investimento estrangeiro integralizado em Xangai registrou um aumento anual de 21,1% no primeiro semestre de 2021, anunciaram autoridades locais. A utilização real do...