As pessoas têm que se adaptar, se educar e aprender

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Drone de entrega (foto divulgação Alizila)
Drone de entrega (foto divulgação Alizila)

“As pessoas têm que se adaptar. A revolução tecnológica não pode ser interrompida ou desacelerada. Vai acontecer de qualquer maneira. Não podemos pará-la. Temos que nos educar, temos que aprender”, disse Masayoshi Son, CEO do Softbank em entrevista no Fórum Econômico Mundial de Davos.

No relatório “The Future of Jobs Report 2020”, o Fórum Econômico Mundial afirma que nos próximos cinco anos, 50% de todos os trabalhadores vão precisar de qualificação. Esse mesmo relatório destaca um aumento no número de empregos que exigem inovação e criatividade, assim como habilidades de tecnologia da informação.

A sua empresa não pode e não deve ficar de fora desse movimento. Como empresário e gestor, uma das suas preocupações deve ser construir um ecossistema forte e conectado, comprometido com qualificação de profissionais e formação de novos talentos.

Reserve um tempo para mapear o cenário de empregos do seu segmento, a evolução cultural que deve ser gerada no seu quadro de colaboradores e a influência que a tecnologia já exerce no relacionamento com os seus clientes. Os seus profissionais certamente já estão preocupados com aprendizado constante e evolução das habilidades digitais. Cabe à empresa criar o ambiente favorável a essa adaptação constante.

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Vamos trazer à tona essa discussão usando um exemplo claro? Ainda na entrevista do Masayoshi Son, ele destaca que 11% do PIB dos EUA e 15% do PIB da China estão associados à logística. Além disso, destaca que em dois anos a produção massiva de veículos autônomos será realidade. Esses veículos sequer terão volante. Você consegue imaginar o tamanho da mudança para os trabalhadores desse segmento?

Imagina os milhões de motoristas que terão que se adaptar à nova realidade. Imagina que o custo médio de entrega de US$ 5 de uma encomenda pode diminuir 10 vezes, chegando a alcançar menos de US$ 0,50. Essa ruptura gerada por tecnologia afetará não só os motoristas, como toda uma cadeia de entregadores, taxistas, prestadores de serviços associados ao Uber e até mesmo a pizzaria do bairro, que terá uma entrega mais barata. Se a previsão é que em dois anos os veículos autônomos tenham produção massiva, o que você está fazendo para se preparar para essa nova realidade agora?

Várias empresas já estão nesse movimento de preparação. Segundo o relatório “Empregos em Alta”, do LinkedIn, que avaliou as posições e cargos que tiveram o maior crescimento entre abril e outubro de 2020 em relação ao mesmo período de 2019, os cargos em tecnologia têm o seu merecido destaque.

A tecnologia é uma das categorias de empregos que manteve um crescimento constante em 2020, sendo 20% dos cargos abertos para funções remotas.

O movimento a seguir está claro. Fica a sugestão de não só dedicar o tempo e recursos para se preparar para as mudanças, como também preparar a cultura digital para melhor aproveitar essa onda que já começou há pelo menos cinco anos e que segue alterando significativamente a relação entre pessoas e organizações.

 

Fabian Valverde é Ceo da Paketá Crédito e investidor.

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