Assassinato do Censo abre espaço para ganhar dinheiro

Agora é oficial: o secretário da Fazenda, Waldery Rodrigues, do Ministério do Paulo Guedes, confirmou que o Censo Demográfico de 2021 está cancelado por falta de verba. Ou melhor, por não ter sido incluído no Orçamento valor suficiente para realizá-lo. Portanto, o Censo não morreu sozinho; ele foi morto. E não há garantia de que ocorrerá em 2022.

Em nota divulgada em março, oito ex-presidentes do IBGE denunciaram que o Brasil se junta ao Haiti, Afeganistão, Congo, Líbia e outros estados falidos ou em guerra que estão há mais de 11 anos sem informação estatística adequada para apoiar suas políticas econômicas e sociais”.

A falta do Censo é prejuízo para as políticas sociais e econômicas, mas pode representar oportunidade$ privadas. O professor Marcio Pochmann tuitou: “Governo Bolsonaro avanço mais ainda para impor o fim da Era Vargas, que criou o IBGE e definiu a rotina do Censo Demográfico a cada dez anos, desde 1940; a exceção da Era Collor, com censo feito só em 1991. Sem o Censo, Google e outras estrangeiras sabem mais do país, ganhando dinheiro.”

 

Custo justiça

A OABRJ é contrária ao Projeto de Lei 4.023/2021, que tramita em regime de urgência na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) e visa aumentar as custas e taxas judiciárias. O presidente da Seccional, Luciano Bandeira, afirmou que “não é razoável que o acesso à Justiça torne-se ainda mais difícil no estado de calamidade pública em que vivemos”.

Com as operações digitais, o Tribunal do Rio opera com menos de 30% do corpo de funcionários, alega a OABRJ. O PL entrou na pauta da Alerj desta quarta-feira e recebeu 122 emendas feitas pelos deputados.

 

Ataque

Quando presidente, Fernando Henrique nomeou Geraldo Brindeiro procurador-geral. Por engavetar os pedidos de investigação sobre o governo, ficou conhecido como engavetador-geral da República. Bolsonaro foi mais feliz: Augusto Aras não joga na defesa, parte para o ataque.

 

Rápidas

“A avaliação da justiça: a visão do cidadão” é o webinário que a FGV Conhecimento fará nesta segunda-feira, às 10h. O evento será aberto pelo ministro do STJ Luis Felipe Salomão *** No mesmo dia, a FGV Energia organizará “Geopolítica da Energia”, para debater as circunstâncias que afetam a volatilidade do preço do petróleo no mercado internacional. Inscrição aqui *** Terça-feira, às 19h, a Faculdade BSSP realizará “Oportunidades tributárias em cenários adversos” *** Aasp e a Escola Superior da Advocacia do RS farão nesta terça-feira, às 16h30, o webinário “Fraude na Sucessão Familiar” *** O escritório Crivelli Advogados promoverá nesta terça-feira debate virtual para tratar das consequências da decisão que anulou as ações contra o ex-presidente Lula. Inscrições aqui *** Em celebração ao Dia Mundial da Propriedade Intelectual, a advogada Marianna Furtado de Mendonça, sócia do escritório Montaury Pimenta Machado & Vieira de Mello, receberá Ricardo Sirotsky, da consultoria financeira Sirotsky Associados, para live sobre “Porque a PI é tão importante para startups e para a inovação? Nesta segunda-feira pelo Instagram @montaury_ip, às 17h *** O primeiro livro do procurador de Justiça aposentado Sérgio Kapps, Contos de Réis (Chiado Books), é uma coletânea de histórias ambientadas em Petrópolis.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Taxação sobre heranças reflete desigualdade

Apenas 0,5% da receita vem de impostos sobre bens deixados ou doados.

Leilão de celulares com lotes a partir de R$ 130

Aparelhos são seminovos e oriundos de assistências técnicas.

‘Inteligência’ (sic)

Massacres, ataques e outras tantas concepções que, nos últimos dias, insistem em agredi-la.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Aprovado projeto que asfixia o direito da minoria em sessões da Câmara

Mudanças começam a valer a partir desta quinta-feira.

Confiança da indústria está maior em maio

'Em meio à crise gerada pela pandemia, Estado tem que ser indutor do crescimento econômico', afirma presidente da CNI.

EUA: CPI teve variação acima do esperado

Foi o maior avanço mensal da leitura subjacente desde a década de 80 do século passado.

Latino-americanos viajam aos EUA em busca de imunização

Um anúncio de uma agência de viagens oferece promoções para que mexicanos viajem aos EUA a fim de receber a vacina contra a Covid-19....

Comportamento é misto na Europa nesta manhã

Nesta manhã, Paris opera em queda de 0,10%.