Assassinato do Censo abre espaço para ganhar dinheiro

É mais um ataque ao legado da Era Vargas.

Agora é oficial: o secretário da Fazenda, Waldery Rodrigues, do Ministério do Paulo Guedes, confirmou que o Censo Demográfico de 2021 está cancelado por falta de verba. Ou melhor, por não ter sido incluído no Orçamento valor suficiente para realizá-lo. Portanto, o Censo não morreu sozinho; ele foi morto. E não há garantia de que ocorrerá em 2022.

Em nota divulgada em março, oito ex-presidentes do IBGE denunciaram que o Brasil se junta ao Haiti, Afeganistão, Congo, Líbia e outros estados falidos ou em guerra que estão há mais de 11 anos sem informação estatística adequada para apoiar suas políticas econômicas e sociais”.

A falta do Censo é prejuízo para as políticas sociais e econômicas, mas pode representar oportunidade$ privadas. O professor Marcio Pochmann tuitou: “Governo Bolsonaro avanço mais ainda para impor o fim da Era Vargas, que criou o IBGE e definiu a rotina do Censo Demográfico a cada dez anos, desde 1940; a exceção da Era Collor, com censo feito só em 1991. Sem o Censo, Google e outras estrangeiras sabem mais do país, ganhando dinheiro.”

 

Custo justiça

A OABRJ é contrária ao Projeto de Lei 4.023/2021, que tramita em regime de urgência na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) e visa aumentar as custas e taxas judiciárias. O presidente da Seccional, Luciano Bandeira, afirmou que “não é razoável que o acesso à Justiça torne-se ainda mais difícil no estado de calamidade pública em que vivemos”.

Com as operações digitais, o Tribunal do Rio opera com menos de 30% do corpo de funcionários, alega a OABRJ. O PL entrou na pauta da Alerj desta quarta-feira e recebeu 122 emendas feitas pelos deputados.

 

Ataque

Quando presidente, Fernando Henrique nomeou Geraldo Brindeiro procurador-geral. Por engavetar os pedidos de investigação sobre o governo, ficou conhecido como engavetador-geral da República. Bolsonaro foi mais feliz: Augusto Aras não joga na defesa, parte para o ataque.

 

Rápidas

“A avaliação da justiça: a visão do cidadão” é o webinário que a FGV Conhecimento fará nesta segunda-feira, às 10h. O evento será aberto pelo ministro do STJ Luis Felipe Salomão *** No mesmo dia, a FGV Energia organizará “Geopolítica da Energia”, para debater as circunstâncias que afetam a volatilidade do preço do petróleo no mercado internacional. Inscrição aqui *** Terça-feira, às 19h, a Faculdade BSSP realizará “Oportunidades tributárias em cenários adversos” *** Aasp e a Escola Superior da Advocacia do RS farão nesta terça-feira, às 16h30, o webinário “Fraude na Sucessão Familiar” *** O escritório Crivelli Advogados promoverá nesta terça-feira debate virtual para tratar das consequências da decisão que anulou as ações contra o ex-presidente Lula. Inscrições aqui *** Em celebração ao Dia Mundial da Propriedade Intelectual, a advogada Marianna Furtado de Mendonça, sócia do escritório Montaury Pimenta Machado & Vieira de Mello, receberá Ricardo Sirotsky, da consultoria financeira Sirotsky Associados, para live sobre “Porque a PI é tão importante para startups e para a inovação? Nesta segunda-feira pelo Instagram @montaury_ip, às 17h *** O primeiro livro do procurador de Justiça aposentado Sérgio Kapps, Contos de Réis (Chiado Books), é uma coletânea de histórias ambientadas em Petrópolis.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Bolsonaro comanda pior resposta à pandemia da AL

Para formadores de opinião, Brasil foi pior até que a estigmatizada Venezuela.

Você é ‘cringe’?

No mundo jurídico, é completamente cringe usar juridiquês, escrever errado, usar linguagem rebuscada.

Cem anos de Celso Furtado

A atualidade de um dos mais importantes intelectuais do planeta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

ENS abre inscrições de Curso para Habilitação de Corretores de Seguros

Inscrições começaram nesta segunda-feira.

Fitch:1ª emissão de debêntures da Rodovias do Brasil tem rating AA-

A Fitch Ratings atribuiu Rating Nacional de Longo Prazo ‘AA-(bra)’ à primeira emissão, em série única, de debêntures da Rodovias do Brasil Holding S.A....

Prazo de inscrições do Programa Petrobras Conexões para Inovação

A Petrobras prorrogou para 15 de agosto, o prazo de inscrições do 3º edital do Programa Petrobras Conexões para Inovação - Módulo Startups -...

UE fará empréstimos nos mercados de capitais de até 750 bi de euros

O Conselho da União Europeia (UE), aprovou nesta segunda-feira, o segundo pacote de planos de recuperação e resiliência (PRR), para aceder às verbas pós-crise...

Brasil tem 42% do total de empresas de inteligência artificial da AL

Estudo da consultoria Everis em parceria com a Endeavor mostra que o número de startups de inteligência artificial cresceu no Brasil, mas ainda esbarra...