Associação reitera no Brasil o Princípio de Uma só China

Entidade pela reunificação pacífica tem 22 anos de integração com Brasil

109
Posse da Associação Pro-Reunificação Pacífica da China
Posse da Associação Pro-Reunificação Pacífica da China (foto Monitor Mercantil)

Tomou posse neste sábado (24), no Rio de Janeiro, a nova diretoria (9ª sessão) da Associação Brasil–Aliança Pro-Reunificação Pacífica da China. Fundada em 10 de março de 2002, a entidade tem o objetivo de promover a unificação da China. Em janeiro deste ano, o Governo do Brasil reiterou seu apoio ao Princípio de Uma só China, assim como têm feito dezenas de países.

Há quase 32 anos, foi alcançado o Consenso de 1992 entre a Associação de Relações entre os Dois Lados do Estreito de Taiwan, na parte continental, e a Fundação de Intercâmbios através do Estreito de Taiwan, em Taiwan. Nesta reunião, relata a Revista Intertelas, criou-se uma base diplomática para fomentar os intercâmbios e negociações através do estreito, no intuito de buscar uma solução pacífica à reunificação de toda a China.

Cônsul Tian Min e Zhang Xiaochun, novo presidente da Associação Brasil Aliança Pro-Reunificação Pacífica da China - Princípio de Uma só China
Cônsul Tian Min e Zhang Xiaochun, novo presidente da Associação Brasil Aliança Pro-Reunificação Pacífica da China

O Princípio de Uma só China estabelece que Taiwan – assim como já ocorreu com Hong Kong – é uma parte inalienável do território chinês. Desde a fundação da República Popular da China, em 1949, mais de 180 países estabeleceram as relações diplomáticas com a China com base no Princípio de Uma só China.

Além de promover a reunificação aqui no Brasil, a Associação Brasil–Aliança Pro-Reunificação Pacífica realiza trabalhos de difundir a cultura chinesa e promover a cooperação e o intercâmbio cultural, econômico e outros entre os 2 países.

Espaço Publicitáriocnseg

Nas últimas 2 décadas, a entidade participou de vários programas, como o “Plano Natal sem Fome” do governo brasileiro, copatrocinou celebração do 70º aniversário da fundação da República Popular da China com o Consulado Geral da China no Rio e arrecadou 8 toneladas de materiais para as pessoas atingidas pelo desastre de Petrópolis, em 2022. Participou até, em 2018, de uma apresentação no Carnaval do Rio. Durante os preparativos, interrompeu a farsa da independência de Taiwan.

A posse da diretoria teve a presença da cônsul-geral da China no Rio, Tian Min, entre outras autoridades, e também comemorou o Ano Novo chinês.

Comemoração Ano Novo  chinês
Comemoração do Ano Novo chinês (foto Monitor Mercantil)

FGTS Digital vai começar

O Ministério do Trabalho e Emprego lança nesta terça-feira o FGTS Digital, uma nova forma de recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço que promete facilitar e simplificar a vida dos empregadores, utilizando informações do eSocial como base de dados, interface 100% web e diversas opções para gerar guias. A data para implementação está prevista para 1º de março.

Rápidas

O senador astronauta Marcos Pontes (PL/SP) fará palestra no Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) nesta terça-feira, às 17h, sobre avanços e controvérsias da inteligência artificial sob o olhar do Poder Legislativo *** A Associação de Negócios do Brasil (ANB) reuniu, em 21 meses, 2 mil associados. A entidade espera movimentar negócios de mais de R$ 2 milhões em 2024, dobrando o valor do ano passado *** No dia 5, a escritora Sandra Martins, autora do livro Manifeste Uma Vida Extraordinária, participa do projeto Troca de Livros, do Palácio da Justiça de Niterói *** Balanço Sustentável da NIAD aponta que, em 2023, mais de 1.800 toneladas de resíduos foram reciclados ou receberam a destinação correta nos seis shoppings administrados pela companhia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui