Astronauta da China envia saudações do espaço no Dia das Mulheres

Wang Yaping, a segunda astronauta feminina da China, que agora está em uma missão de seis meses a bordo da Estação Espacial do país, gravou recentemente uma mensagem de vídeo para o escritório da ONU em Genebra, Suíça, enviando saudações às mulheres de todo o mundo na ocasião do Dia Internacional da Mulher, em 8 de março.

Taikonauta Wang Yaping, vestida com trajes festivos, deseja às crianças em toda a China “crescimento vigoroso e saudável” enquanto segura um balão vermelho, em uma captura de tela obtida a partir de um vídeo. (Xinhua)

“Espero que todas as garotas com sonhos espaciais guardem sua visão de ir para o céu estrelado. Um dia, antes que vocês percebam, quando olharem para cima, verão que seus sonhos já estão ao seu alcance”, disse Wang Yaping, segunda astronauta feminina da China.

Xinhua - Silk Road

 

Genebra, 7 mar (Xinhua) — Wang Yaping, a segunda astronauta feminina da China que agora está em uma missão de seis meses a bordo da Estação Espacial do país, gravou recentemente uma mensagem de vídeo para o escritório da ONU em Genebra, Suíça, enviando saudações às mulheres de todo o mundo na ocasião do Dia Internacional da Mulher, em 8 de março.

“Espero que todas as garotas com sonhos espaciais guardem sua visão de ir para o céu estrelado. Um dia, antes que vocês percebam, quando olharem para cima, verão que seus sonhos já estão ao seu alcance”, disse Wang Yaping, segunda astronauta feminina da China.

Ela disse que o espaço nunca mudou seu ambiente ou baixou seu limiar por causa da chegada de mulheres, e que amplos dados de voo mostram que não há diferenças significativas na capacidade dos sexos em se adaptar e trabalhar no espaço.

As mulheres “podem todas completar em elevado padrão o mesmo treinamento e avaliação que os astronautas do sexo masculino. E muitas características físicas e psicológicas das mulheres podem resultar em uma vantagem no espaço, sendo complementares às dos astronautas do sexo masculino”, segundo ela.

“É concebível que mais e mais mulheres participem de missões tripuladas de voos espaciais. Isso terá um impacto muito importante na exploração humana do espaço em larga escala e a longo prazo no futuro”, de acordo com ela.

A imagem da tela tirada no Centro de Controle Aeroespacial de Beijing em 8 de janeiro de 2022, mostra os astronautas da Shenzhou-13 no módulo central da estação espacial da China conduzindo o encontro manual e o experimento de acoplamento com a nave de carga Tianzhou-2. (Xinhua/Guo Zhongzheng)

“Senhoras, embora nossas nacionalidades, etnias e ocupações sejam diferentes, as mulheres de todo o mundo estão tornando o mundo mais vibrante, mais harmonioso e mais caloroso por meio de seus próprios esforços”, disse ela.

“Gostaria de aproveitar esta oportunidade para agradecer a todas as mulheres por sua dedicação altruísta, também desejo que todas as mulheres escolham as estrelas mais brilhantes para suas vidas e carreiras que amamos em nosso próprio céu estrelado”.

Wang e outros dois astronautas foram ao espaço a bordo da nave espacial Shenzhou-13 e chegaram na estação espacial em 16 de outubro de 2021, embarcando na missão espacial de seis meses.

O trio está em órbita há mais de 130 dias, com Wang estabelecendo um recorde de maior número de dias no espaço por uma astronauta chinesa.

Em sua primeira missão espacial, Wang, que uma vez sonhou em ser professora, deu uma aula aberta de 40 minutos, a primeira palestra espacial ao vivo da China, na espaçonave Shenzhou-10 em 20 de junho de 2013, para mais de 60 milhões de crianças em todo o país.

A imagem da tela tirada no Centro de Controle Aeroespacial de Beijing em 8 de novembro de 2021, mostra a taikonauta chinesa Wang Yaping (D) concluindo atividades extraveiculares (EVAs, sigla em inglês). (Foto de Guo Zhongzheng/Xinhua)

“Adoro ser uma professora espacial, vendo as adoráveis crianças na frente da tela, incluindo minha filha”, disse Wang na mensagem de vídeo.

Oito anos depois, ela deu outra palestra espacial ao vivo na estação espacial da China em 9 de dezembro de 2021. Fim

Leia também:

Expo de flora de tulipas traz primeira visão de primavera em Shanghai

Xinhua Silk Road
Agência de notícias oficial do governo da República Popular da China.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Banco central da China injeta liquidez via recompra reversa

O Banco Central da China injetou na sexta-feira 10 bilhões de yuans (cerca de 1,48 bilhões de dólares) de recompra reversa, visando manter a liquidez do sistema bancário.

Representante chinês pede coordenação e estabilidade sobre alimentação

Um representante chinês pediu na quinta-feira para que a comunidade internacional trabalhe em conjunto, no objetivo de estabilizar o mercado global de alimentos, garantir suprimentos diversos de alimentos e facilitar globalmente o comércio agrícola.

Envios de celulares na China alcançam 69,35 milhões de unidades no Q1

As remessas de telefones celulares da China tiveram uma queda anual de 29,2%, chegando cerca de 69,35 milhões de unidades no primeiro trimestre deste ano, de acordo com um relatório da Academia Chinesa de Tecnologia da Informação e Comunicações (CAICT, sigla em inglês).

Últimas Notícias

Alta do preço do aço puxa queda no setor de construção

Redução da Tarifa de Importação do Vergalhão do Aço causou discussão no setor.

Três perguntas: NFTs de coleção

Por Jorge Priori.

Por que mexer no ICMS e manter dividendos elevados?

Acionistas ganham em dividendos tanto quanto toda a população perderia com corte no imposto.

Rio, petróleo e prosperidade

Por Ranulfo Vidigal.