O Federal Reserve (Fed, banco central dos Estados Unidos) divulgou nesta quarta-feira a ata da reunião de dezembro do comitê de política monetária (Fomc).
“Diferentemente do que avaliei pela manhã [antes da divulgação], a ata do Fomc não nasceu velha. Inclusive parece que o comunicado e a ata foram de reuniões diferentes. A ata nos parece muito mais hawkish do que o comunicado sugeriu, principalmente no tocante a discussões de política monetária”, analisa Étore Sanchez, economista-chefe Ativa Investimentos.
Hawkish é um termo usado no mercado financeiro que pode ser definido como um posicionamento mais rigoroso. Indica alta de juros mais forte ou mais próxima.
“Reconhecendo que o nível máximo de emprego consistente com a estabilidade de preços pode evoluir ao longo do tempo, muitos participantes viram a economia dos EUA progredindo rapidamente em direção à meta de emprego máximo do Comitê. Vários participantes viram as condições do mercado de trabalho como já amplamente consistentes com o emprego máximo”, diz a ata.
Na avaliação de Sanchez, outro trecho revela que “vários membros apontam para um tapering mais célere, com elevação de juros rápida e redução do balance sheet subsequente”, ou seja, redução da quantidade de dinheiro injetado todo mês pelo Fed.
“Se fosse o caso de a primeira elevação de juros ser em março, a autoridade não precisaria cumprir o cronograma do tapering. Diga-se de passagem, as elevações da Fed Funds Rate poderiam ser até superiores a 0,25 ponto não podem ser descartadas, dado o tom de urgência adotado”. O economista-chefe da Ativa, porém, acredita que a trajetória já antecipada deverá ser mantida, com encerramento em março, e na reunião seguinte seria promovida a primeira elevação de juro.
“Passamos a projetar que autoridade elevará a taxa básica de juro para 1% ainda esse ano, iniciando-se pela reunião de maio, ao ritmo de 0,25 ponto. Em outras palavras, 4 elevações de 0,25. Atribuímos a esse cenário, já mais hawkish, uma probabilidade altista frente aos pontos alertados”, finaliza Sanchez.