Ataque cibernético deixa parte dos EUA sem combustível

582
Instalações da Colonial Pipeline (foto de Liu Jie, Xinhua)
Instalações da Colonial Pipeline (foto de Liu Jie, Xinhua)

Longas filas nos postos de gasolina e companhias aéreas lutando para conseguir combustível. Este era o retrato da Costa Leste dos Estados Unidos após o ataque cibernético na noite de sexta-feira que paralisou o maior oleoduto do país.

Os estados de Virgínia e Flórida declararam estado de emergência na terça-feira. Quase três em cada dez postos de gasolina na área metropolitana da Carolina do Norte estavam sem combustível. O mesmo quadro se repetia na Geórgia e na Lousiania.

O jornal The New York Times tuitou: “Colonial Pipeline, uma artéria de combustível vital dos EUA que foi fechada por um ataque cibernético, disse que esperava restaurar a maioria das operações até o final da semana. Desde a paralisação, não houve longas filas ou grandes aumentos de preços da gasolina.”

A secretária de Energia, Jennifer Granholm, atestou que o oleoduto estará “substancialmente operacional no final desta semana e no fim de semana”, informa a agência de notícias Sputnik. “Sabemos que temos gasolina; só precisamos colocá-la nos lugares certos”, disse Granholm a repórteres na Casa Branca, adicionando que “não havia motivo para acumular gasolina” e comparou isso a “acumular papel higiênico no início da pandemia”.

Espaço Publicitáriocnseg

O FBI culpou o DarkSide, um grupo de hackers criminosos que a mídia dos EUA acusou de “falarem russo”. O grupo não admitiu o ataque, de acordo com a Sputnik.

Outro problema que movimentou os Estados Unidos nesta segunda-feira foi a inflação. O Índice de Preços ao Consumidor (CPI) de abril apresentou variação acima do esperado pelo mercado financeiro (0,8% contra 0,2%). Este é o maior avanço mensal desde a década de 80 do século passado. As ações caíram mais de 2% nesta quarta-feira, a maior queda desde o final de fevereiro.

 

Operações foram retomadas no início da noite desta quarta-feira

O operador do principal duto de combustível dos EUA disse que reiniciou as operações na tarde desta quarta-feira. A Colonial Pipeline Company, operadora do oleoduto que transporta gasolina e óleo diesel para as partes leste e sudeste dos EUA, disse que a primeira etapa no processo de reinicialização começou aproximadamente às 18h (hora de Brasília) desta quarta-feira.

“Após esta reinicialização, levará vários dias para que a cadeia de abastecimento de entrega do produto volte ao normal. Alguns mercados atendidos pela Colonial Pipeline podem experimentar ou continuar a experimentar interrupções de serviço intermitentes durante o período”, disse a empresa, de acordo com a agência de notícias Xinhua.

“A Colonial movimentará o máximo de gasolina, diesel e combustível de aviação possível e continuará a fazê-lo até que os mercados voltem ao normal”, continuou. A companhia suspendeu temporariamente todas as operações de pipeline depois que o ataque de segurança cibernética envolvendo ransomware foi detectado na sexta-feira.

Trata-se do maior oleoduto de produtos refinados dos Estados Unidos, transportando mais de 100 milhões de galões de combustível diariamente na Costa Leste

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui