As operações militares de Israel e o fechamento prolongado de Gaza causaram danos econômicos de US$ 16,7 bilhões entre 2007 e 2018, elevando a taxa de pobreza quase quatro vezes em comparação com o que poderia ter sido, disse a agência de comércio e desenvolvimento da ONU, a Unctad, em relatório publicado na quarta-feira.
O dano das operações militares de Israel foi equivalente a cerca de seis vezes o Produto Interno Bruto (PIB) anual do território palestino em 2018, representando 107% do PIB palestino total. A taxa de pobreza de Gaza ficou em 40% em 2007, mas teria caído para 15% em 2017 não fosse pelas operações militares prolongadas. O que ocorreu foi o inverso: aumentou para 56%, diz o relatório “Custos econômicos da ocupação israelense para o povo palestino: Faixa de Gaza sob fechamento e restrições”.
O “hiato de pobreza”, medida de quão longe da linha de pobreza as famílias estão em média, era de 20% em 2017, mas teria sido de cerca de 4,2% sem os ataques israelenses. Entre 2007 e 2017, a economia de Gaza cresceu 5%, ou menos de meio ponto percentual ao ano, e sua participação na economia da Palestina caiu de 37% para 18%.
Pluralidade
A Associação Nacional de Jornais optou por conceder o Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa de 2020 não a uma pessoa ou instituição, mas ao Jornalismo. “A ANJ optou este ano por homenagear a própria atividade jornalística, pela sua atuação dedicada e corajosa em defesa da democracia, das liberdades, da verdade e da pluralidade de pensamento.”
Para a ANJ, a premiação deste ano se justifica ainda mais porque o esforço pelo jornalismo de qualidade enfrenta um ambiente em que se cultiva a desinformação como instrumento de política e crescem os ataques, físicos ou virtuais, aos profissionais da imprensa.
Naval, óleo e gás
A sinergia entre a logística e os setores de construção naval e de óleo & gás, bem como projetos voltados ao desenvolvimento intermodal, de transportes e dos portos, são alguns dos temas do seminário virtual “Logística e Desenvolvimento no Estado do Rio de Janeiro – LogD-RJ”, que será realizado em 8 de dezembro, de 9h30 às 13h30. Reunirá especialistas como Nelson Carlini, Marcos Poggi, Roberto Aroso, Rui Barreto Filho e Eduardo Valle.
Com patrocínio do Cabo Frio Airport, do Grupo ICTSIRio Brasil e da Multiterminais, o seminário contará com a participação do secretário de Transportes do Estado, Delmo Pinho. Inscrição aqui.
Câncer e diabetes
Durante novembro, as sete faces do Templo da Boa Vontade (TBV), em Brasília, estão iluminadas de azul, além do Centro Educacional da LBV, no Rio de Janeiro/RJ e do Conjunto Educacional Boa Vontade, localizado em São Paulo/SP, em apoio às campanhas que alertam os homens para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata e o povo em geral para os cuidados necessários na prevenção do diabetes.
Os dias 14 e 17 deste mês foram, respectivamente, os marcos mundiais do Diabetes e de Combate ao Câncer de Próstata. O dr. Aguinaldo Nardi, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), estima que “um a cada seis homens terá câncer de próstata e um a cada 36 morrerá da doença”.
Black Friday
A Oi aproveitou a Black Friday e fechou acordo com AGU e Anatel para pagar apenas metade dos R$ 14 bilhões que devia em multas. Foi utilizada uma lei editada em abril deste ano. AGU e Anatel garantem que o valor era irrecuperável, pois a Oi está em recuperação judicial. Ah, bom.
MMT em campo
Honda, jogador bom de bola do Botafogo e de 3 Copas, mostra que é arejado também fora de campo: começou a estudar Teoria Monetária Moderna. Que aproveite e estude Teoria das Probabilidades. Entenderá como o Flamengo é líder no “Ranking do VAR a favor”, e o Botafogo, lanterna.
Rápidas
As empresas do setor de energia do Brasil têm té 10 de dezembro para participar do Programa de Certificação do Great Place to Work Brasil *** A Neurovida inaugurou mais uma unidade no Rio de Janeiro, na Freguesia, em Jacarepaguá *** Neste sábado, de 9h às 16h, a Faculdade BSSP realiza oficina online sobre “Novo Direito do Trabalho”. Inscrições aqui *** Aasp realizará nesta quarta-feira, às 17h, o webinário “A Resolução 345/2020 do CNJ. O Juízo 100% Digital”
Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor