Ataques de phishing e extorsão aumentaram 54% no trimestre

Segmento mais atingido foi o de prestação de serviços, apesar de queda; em segundo lugar aparece o setor de manufatura.

Levantamento realizado pela Kroll, intitulado Relatório de Cenário de Ameaças, apontou que no primeiro trimestre deste ano, os funcionários de empresas se encontraram mais do que nunca na linha de frente da defesa cibernética, o que se deve em parte ao aumento de 54% nos ataques de phishing responsáveis pelo acesso inicial do invasor, superando a exploração de vulnerabilidades internas e de terceiros, entre outros. Se deve também ao aumento no comprometimento de e-mails usados para extorsão.

“Com o Senado brasileiro aprovando Projeto de Lei para regular o mercado de criptomoedas, a atenção está crescendo na proteção dos consumidores e no combate a atividades ilegais on-line. Proteger os consumidores contra fraudes on-line e ataques de phishing é uma parte muito importante desse processo. O setor de criptomoedas não é diferente de outros em nosso relatório de cenário de ameaças. À medida que se torna mais lucrativo, devem ser cada vez mais alvo de invasores e precisarão criar resiliência por meio de controles, tecnologia de monitoramento e conscientização cibernética”, alerta Walmir Freitas, diretor de Segurança Cibernética da Kroll no Brasil.

Já a autora do relatório global, diz que “o mais importante apontado no relatório de ameaças da Kroll é o uso contínuo de vulnerabilidades expostas relativamente recentemente. Embora 2021 seja lembrado como o ano da vulnerabilidade, 2022, principalmente o primeiro trimestre, será o ano em que grupos de atores de ameaças, como gangues de ransomware, aproveitaram essas vulnerabilidades para lançar ataques mais destrutivos. Por exemplo, enquanto a maioria das atividades em torno da exploração do Log4j no quarto trimestre de 2021 girava em torno de criptomineradores, os agentes de ameaças de várias gangues de ransomware aproveitaram a vulnerabilidade para preparar o cenário para a criptografia de rede no primeiro trimestre de 2022” explica Laurie Iacono, diretora administrativa de Risco Cibernético da Kroll.

A pesquisa compara os três últimos trimestres e revela que neste primeiro trimestre de 2022, o setor mais atingido continua sendo o de prestação de serviços, apesar de apresentar uma queda de 6% em comparação ao terceiro trimestre do ano passado. Em segundo lugar aparece o setor de manufatura, com aumento de 3% em relação ao último trimestre de 2021.

Já a PWC realizou uma pesquisa Global Digital Trust Insights Survey 2022, em que estima que 83% das companhias brasileiras pretendem aumentar seus investimentos em gastos cibernéticos neste ano. Em 2021 muitas empresas privadas e mais de 20 órgãos públicos, como o Superior Tribunal de Justiça e o Ministério da Saúde, sofreram ataques.

Nesse cenário, as govtechs, startups que têm como propósito gerar inovação para a gestão pública, podem se tornar alvos mais procurados para os ataques cibernéticos, pois lidam com dados extremamente sensíveis, como informações de imposto de renda e transações bancárias, por exemplo.

Além disso, uma pesquisa da NordVPN, especialista em cibersegurança, classificou os brasileiros como os piores na categoria “hábitos digitais” Entre os principais problemas estão a falta de leitura dos termos de serviço (38,3%), o desconhecimento das principais ferramentas de privacidade (23,3%) e da capacidade do Facebook de coletar dados até de pessoas que não têm conta na plataforma (27,8%). E no governo isso também é perceptível por conta dos ataques sofridos recentemente.

 

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