Atchim!

Segundo a Organização Mundial do Comércio (OMC) e a Organização das Nações Unidas (ONU), 10% das ausências ao trabalho são causadas por gripe, índice que deve aumentar muito. Os dois órgãos alertam para o risco concreto de uma pandemia. Embora essa possibilidade seja capaz de fazer a festa dos grandes grupos farmacêuticos, a Roche se diz preocupada com seus efeitos internos. A empresa anuncia que prepara um plano de combate à gripe nas suas unidades em 150 países em todo o mundo, que emprega 65 mil empregados.

Coração na mão
Os funcionários da Gerência de Implantação da Embratel tiveram poucos motivos para comemorar no Dia Mundial da Saúde, quinta-feira passada. Segundo o deputado estadual Gilberto Palmares (PT-RJ), num intervalo de apenas 12 meses – de março de 2004 a março deste ano – três empregados daquele setor morreram de enfarte, dois deles no local de trabalho. Ainda segundo Palmares, ex-presidente do Sindicato dos Telefônicos do Rio, há outros relatos sobre aumento de doenças vasculares, que seria fruto da pressão a que os trabalhadores são submetidos, com metas rígidas e risco permanente de demissão. A continuar essa escalada, o setor corre o risco de ter o nome esticado para Gerência de Implantação …de Ponte Safena.

Grego
De hoje até dia 17 será realizado, no Centro Cultural de São Paulo, o Festival de Cinema Grego Contemporâneo, iniciativa do Consulado Geral da Grécia em São Paulo e apoio da Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Paulo. Os cinco filmes a serem apresentados – com legendas em português, em duas sessões diárias à tarde – foram premiados no Festival Internacional de Cinema de Salônica: Brasileiro, Te encontro no inferno querida, Pense a respeito, Limiar da noite e Difíceis despedidas: Meu pai.

Cinema no divã
As questões apresentadas no filme Closer – Perto Demais serão debatidas pelos psicanalistas Fernando Rocha, Luiz Fernando Gallego e Marci Doria Passos, na mesa-redonda “O olhar na psicanálise e no cinema”, organizada pela Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro (SBPRJ). O filme faz uma análise sobre os relacionamentos modernos e relata a história de quatro estranhos em seus encontros inesperados, paixões instantâneas e traições. O debate, aberto ao público, acontece hoje, às 21h, na sede da SBPRJ (R. Davi Campista, 80 – Humaitá).

Perspectivas
O advogado Guilherme Stüssi Neves toma posse, hoje, na sede Federação da Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), na diretoria da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha. O evento contará com a presença secretário estadual de Desenvolvimento Econômico do Rio, Humberto Mota, que fará a palestra “As perspectivas do crescimento do Estado do Rio de Janeiro”.

Senhor Roarke
Embora muitos insistam em atribuir essa condição a Brasília, a Ilha da Fantasia da plutocracia tupiniquim tem novo endereço: Comandatuba. Na paradisíaca ilha pernambucana, na qual desfrutam de mordomias sequer imagináveis pelos demais nacionais, financistas e seus representantes nas diversas esferas de poder traçam cenários róseos sobre um Brasil imaginário.

Só!
A semelhança de DNA de tucanos e petistas produz explicações surrealistas na política nacional. Ao responsabilizar diretamente o presidente Lula pela indicação do senador Romero Jucá para o Ministério da Previdência, o líder do PSDB na Câmara, Alberto Goldman, alegou que “no nosso governo Jucá só chegou a vice-líder do governo”. Plagiando o motorista Eriberto França, aquele que confirmou as movimentações bancárias suspeitas de Collor, pode-se perguntar ao tucano: “E você acha pouco?”

Barrado
Na lista dos 100 líderes mais influentes do mundo, a revista Time colocou o presidente da Venezuela Hugo Chávez, mas não encontrou espaço para Lula.

Artigo anteriorLanterna
Próximo artigoMeio apoio
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Inflação e PIB expõem falácia do Teto dos Gastos

‘Faz sentido?’, pergunta Paulo Rabello. ‘Claro que não’.

Mirem-se nos exemplos da Shell e da Exxon

Petrobras é fundamental para o desenvolvimento brasileiro.

Governo pode – e deve – controlar progresso tecnológico

Tecnologias transformadoras do século 20 não teriam sido possíveis sem liderança do Estado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Preço do diesel avança pelo quarto mês consecutivo

Combustível ultrapassou R$ 4 em fevereiro e os dois tipos, comum e S-10, registraram valores acima de todos os meses de 2020.

Antítese da véspera

Ontem o dia foi completamente diferente da terça-feira, em que começamos o dia raivosos, suavizando mais tarde.

Rio fecha bares à noite e adota toque de recolher

Bares e restaurantes agora só podem funcionar das 6 às 17h; em SP, diretor do Butantan defende que estado seja colocado em fase mais restritiva.

PEC emergencial e pedidos por seguro-desemprego

Mercados europeus fecharam mistos na quarta-feira; indicadores da Zona do Euro tiveram desempenho acima do esperado.

Setor de eventos terá parcelamento e isenção de impostos

Projeto foi aprovado pela Câmara e segue para o Senado.