Até aliados se decepcionaram

O discurso do presidente em exercício Michel Temer foi considerado genérico e pouco impactante até mesmo por seus aliados. Uma fonte da coluna, que apoiava a saída de Dilma Rousseff e a posse do vice, classificou a fala de “fraca”. Temer reafirmou algumas ideias que vinham sendo divulgadas e procurou desarmar espíritos ao dizer que não vai acabar com os programas sociais que deram certo, como Bolsa Família e Minha Casa Minha Vida; mas falou em aprimorar a gestão, conceito amplo que pode significar limitá-los. Do nada (“como um parênteses”), reafirmou garantias à direção do Banco Central.

Temer disse ainda que a austeridade começava pela redução no número de ministérios e acrescentou que já “estão encomendados estudos para eliminar cargos comissionados desnecessários, sabidamente na casa dos milhares”. Com tantas bocas querendo uma vaga no governo, não será difícil que estes estudos fiquem prontos somente daqui a dois anos e meio…

‘Coup’

O afastamento de Dilma e a posse de Temer foram manchetes nos sites dos principais jornais do mundo. No britânico The Guardian, o destaque, com foto, foi para a presidente afastada, inclusive com a palavra temida pela oposição: “golpe”, retirada da fala dela.

O mundo gira

Quis o destino que Renan Calheiros, da tropa de choque de Fernando Collor – o único presidente brasileiro a sofrer impeachment – comandasse a sessão que afastou a presidente Dilma Rousseff

Vale quanto custa

Ex-funcionário do BNDES evita o clima de torcida organizada e expõe com serenidade como devem ser analisados os investimentos do banco: “A análise correta a ser feita é se o PSI (Programa de Sustentação de Investimento) e demais programas de taxas subsidiadas valeram o seu custo, e se eles deve ser mantidos, revisados, ou eliminados das políticas de governo. Leve-se em conta os efeitos sociais de alavancar a economia através desses programas – embora hoje a economia como um todo esteja indo de mal a pior em função da conjuntura política.”

Céu

Moreira Franco será o lua preta de Temer? (apesar de o termo ter se popularizado na candidatura rival a governador do Rio de Miro Teixeira).

Orgasmo

O Globo atrasou a edição desta quinta-feira para noticiar o impeachment. Às 18h, muitos assinantes não haviam recebido o jornal, que só começou a ser distribuído depois do meio-dia. Provavelmente acreditam que fizeram uma edição histórica, mas ninguém vai ler.

Vantagens

O Google vai proibir anúncios relacionados a empréstimos a juros elevados conhecidos como “payday loans” nos Estados Unidos, uma vez que estes “enganosos ou prejudiciais produtos financeiros” tiram vantagem de clientes vulneráveis. Se a política se estende ao Brasil…

Embaixadores

O Rio de Janeiro ganha, no próximo dia 27, 15 novos embaixadores do Turismo, que vão contribuir para a divulgação da cidade no Brasil e no exterior. Entre os novos diplomatas estão Arapuan Netto, reitor da Unisuam; a jornalista Claudia Cataldi; Zeca Borges, responsável pelo Disque Denúncia; Joana Teixeira, diretora do Copacabana Praia; e a deputada estadual Martha Rocha.

O projeto, idealizado pelo professor Bayard Boiteux há 23 anos, quando era diretor da Riotur, tem como objetivo homenagear pessoas que contribuem voluntariamente, através de suas atividades, para uma divulgação positiva do maior produto turístico do país, o Rio. Trata-se da 24ª edição do evento, que hoje já tem 200 personalidades em atuação, entre eles, este colunista.

Cinema em Brasília

A dupla está feita: o mordomo de filme de terror encontrou seu Drácula.

Rápidas

A instrumentista Cristina Braga, identidade da harpa brasileira no mundo, faz apresentação única no Teatro Sesi Centro na próxima quinta-feira (19), às 19h30. Mais informações pelo telefone (21) 2563-4163 *** “Controles Internos como Instrumento de Governança Corporativa” é o curso que o Ibef-Rio faz em 7 de junho, das 9h30 às 17h30. Inscrições: (21) 2217-5566 *** O ex-presidente do Tribunal Regional do Trabalho Nelson Tomaz Braga vai presidir a mesa sobre Formação Desportiva no 1º Congresso Internacional da Academia Nacional de Direito Desportivo, que acontece nesta quinta e sexta-feira, no Tribunal Superior do Trabalho, em Brasília. Atualmente, Braga é consultor do escritório Nelson Wilians & Advogados Associados *** A Faculdade Fipecafi, ligada ao departamento de Contabilidade e Atuarial da FEA-USP, realiza dia 16, às 19h, mais uma edição do Ciclo de Palestras Psicologia Econômica e Educação Financeira. O endereço é Rua Maestro Cardim, 1.170 – Bela Vista – São Paulo/SP (próximo às estações Paraíso e Vergueiro do Metrô) *** A Funarte apresenta o CD Mário 300 – 350, no dia 16, às 19h, na Sala Funarte Sidney Miller, no Centro do Rio de Janeiro. O lançamento é logo após um show do Conjunto Época de Ouro, que começa às 17h, com entrada franca. A obra é a versão digital de uma raridade discográfica: o álbum com dois LPs, publicado pela instituição em 1983, para marcar o centenário de nascimento do escritor, poeta, musicólogo e pesquisador da cultura brasileira Mário de Andrade.

Artigo anteriorInício do fim
Próximo artigoUber e o trabalho
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Moeda chinesa na mira dos bancos centrais

Participação como reserva internacional ainda é baixa… por enquanto.

Bolsonaro comanda pior resposta à pandemia da AL

Para formadores de opinião, Brasil foi pior até que a estigmatizada Venezuela.

Cem anos de Celso Furtado

A atualidade de um dos mais importantes intelectuais do planeta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Lei do Superendividamento favorece negociação e cobrança humanizada

Início das multas no contexto da LGPD também deve frear a oferta de crédito a quem não pode pagar.

Mercado de fertilizantes especiais cresce 41,8% em 2020

Neste ano, a expectativa é de que o setor obtenha uma nova elevação de 24%.

Consumo nos setores de turismo e diversão cresce em junho no Rio

O consumo das classes C e D no Brasil recuou 5% em junho, depois de ter subido 8% em maio, de acordo com a...

População de países emergentes fica ainda mais pobre

Perda de renda foi 2x maior que nas nações ricas.

Pagamento indevidos: TCU encontra 11% de inconsistências no INSS

‘Falhas afetam a confiabilidade do banco de dados’ de benefícios previdenciários.