Aterrissagem

No início da campanha petista para presidente em 2002, quando Lula obteve seu primeiro mandato, um grão-petista esteve reunido com o então presidente da Varig. Queria que a companhia aérea colocasse dois aviões à disposição da campanha do PT. Não obteve sucesso. Ali a Varig selou seu destino. O grão-petista foi bater em outras portas, mais compreensivas.

Tchau
Durante seminário comemorativo dos 56 anos do BNDES, Armínio Fraga foi a nota destoante ao defender a elevação da TJLP e a reforma da Previdência. Desanimanda, a economista Maria da Conceição Tavares se retirou do auditório.

Terceira via
Já o ex-ministro da Fazenda Delfin Netto criticou a “discussão desfocada entre Estadoidólatras e Estadofóbicos”. E se declarou defensor do Estado indutor do desenvolvimento. “Sou contra o Estado produtor”.

Toque de retirada
A inaceitável ação de 11 militares que, conspurcando a farda do Exército nacional, envolveram-se no assassinato de três jovens, no Morro da Providência, Rio de Janeiro, incluindo a inacreditável terceirização de execuções, tem, contudo, ao menos um aspecto pedagógico sobre o que poderia representar o atendimento dos pedidos de deslocar as Forças Armadas para combater a criminalidade.
Assim como, no passado, não aceitou ser capitão-do-mato na captura de escravos, o Exército tem demonstrado plena noção do seu papel institucional e dos riscos que implicaria a aceitação dos clamores para que embarcasse nessa aventura. Cabe, agora, às vivandeiras de plantão refletirem sobre o episódio da Providência para acompanharem as Forças Armadas no seu repúdio à tentativa de serem transformadas nos capitães-do-mato do século XXI.

“Marketing in Rio”
Durante quatro dias, o Rio de Janeiro será sede de um dos principais eventos mundiais de estudos em marketing: a CIMaR 2008 – Conferência Anual do Consórcio para Pesquisa de Marketing Internacional. No encontro, organizado pelo Instituto Coppead de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), serão apresentados cerca de 20 estudos, além de palestras de profissionais do setor do Brasil e do exterior, que abordarão temas como negociações para fusões e aquisições globais no setor bancário; leis de propriedade intelectual; padrões de internacionalização das escolas de negócios, entre outros.
O evento contará com a presença do ex-ministro da Agricultura e atual assessor-executivo do Grupo JBS Friboi, Marcus Vinícius Pratini de Moraes. A CIMaR começa nesta quarta e termina sexta-feira, no Pestana Rio Hotel, em Copacabana.

Pintura banida
Só depende da sanção do governador Sérgio Cabral a proibição da fabricação e venda de garrafas plásticas tipo PET com pintura metálica no Rio de Janeiro. Segundo o deputado estadual Pedro Paulo (PSDB), autor do projeto que bane esse produto, aprovado em discussão única nesta terça-feira na Alerj, a pintura inviabiliza a reciclagem das garrafas.

Precedente
Embora meritórias, as tratativas do Governo Lula para aprovar a Contribuição Social sobre a Saúde (CSS) abrem perigoso precedente, ao votar, por maioria simples, contribuição já rejeitada pelo Congresso Nacional. Como revelou estudo do Ipea, já comentado por esta coluna, dois terços do aumento da carga tributária registrada no país desde a assunção de FH à presidência foram esterilizados no pagamento de juros. E, por ser esta rubrica de elasticidade infinita, nada impede que, mais adiante, nesse ou em outro governo de DNA também rentista, a alíquota da CSS seja elevada e seus recursos destinados à gastança com juros.

Exemplo
Ao mesmo tempo, os opositores da CSS, Fiesp à frente, angariariam mais apoio aos seus esforços contra a nova contribuição, se, às vésperas da votação, anunciassem a relação de preços que serão reduzidos em homenagem ao fim da CPMF e à palavra empenhada. Poderiam até apelar para o microterrorismo de que, em caso de aprovação da CSS, aqueles preços voltariam a subir na mesmo proporção. Com a palavra, Paulo Skaff.

Marcos de Oliveira e Sérgio Souto

Artigo anteriorJustiça
Próximo artigoSó rindo
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Desigualdade, Big Tech e EUA são maiores ameaças à democracia

7 em 10 chineses avaliam que seu país vai bem na questão.

O poder do monopólio em rebaixar os salários

Um tributo a Joan Robinson, ‘uma das economistas mais importantes do século 20’.

Ricos querem pagar só 10% do imposto de Biden

Elisão fiscal ameaça levar US$ 900 bi do pacote para as famílias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Em cinco anos, SP reduziu em 32%, mortes no trânsito

Só Região Metropolitana reduziu em 29%; queda nas fatalidades em nível nacional foi de 22%.

Mercado reage em dia pós-Copom

Destaque para os pedidos por seguro-desemprego nos EUA.

Boas expectativas para o dia

Hoje, mercados começando aparentemente com realizações de lucros recentes e aguardando a decisão do Banco Central inglês sobre política monetária.

Mesmo com perdas de 75%, empresas em favelas mantêm 80% dos empregos

São mais 289 mil comércios registrados nas cerca de 6 mil comunidades em todo o Brasil.

OMS pede redução de desigualdades no acesso à higiene das mãos

Organização destaca que pandemia mostrou dramaticamente a importância da prática na redução do risco de transmissão.