O Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian apontou que, na semana comemorativa do Dia das Mães (de 5 a 11 de maio deste ano comparada ao período de 6 a 12 de maio de 2024), a atividade do varejo físico cresceu de 3,3%.
A economista da Serasa Experian, Camila Abdelmalack, avalia que, “esta é a segunda data mais importante para o comércio varejista, e mesmo diante de juros altos e inflação persistente, o setor conseguiu aproveitar a ocasião. A busca por presentes mais acessíveis e a preferência por compras em lojas físicas demonstram que o consumidor está mais cauteloso, mas ainda valoriza momentos de celebração. O varejo que soube adaptar sua oferta, apostar em multicanais e facilitar o pagamento colheu os melhores resultados”.
No final de semana do Dia das Mães (9 a 11 de maio de 2025 ante a 10 a 12 de maio de 2024), o aumento foi de 3,6%. “O dado reforça o comportamento de deixar a compra para a última hora”, complementa a economista.
No recorte que avalia o desempenho da data na cidade de São Paulo, o indicador também foi positivo: alta de 4,1% durante a semana e 0,2% no final de semana do Dia das Mães. Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.
Já segundo dados da plataforma Nuvemshop, o fluxo de compras das semanas que antecedeu o Dia das Mães gerou às PMEs online, em 2025, um faturamento de mais de R$ 322 milhões. Esse valor representa um aumento de 34% em relação ao faturamento de 2024; na época, elas faturaram R$ 241 milhões.
Segundo o estudo, o crescimento foi gerado por meio da venda de 4,7 milhões de produtos, 29% a mais do que os 3,6 milhões de itens comercializados em 2024. Em relação aos segmentos mais vendidos, moda teve o maior faturamento (R$ 108,6 milhões), seguido de saúde & beleza (R$ 31,1 milhões) e acessórios (R$ 17,7 milhões). E no que diz respeito a métodos de pagamento, o Pix permanece na liderança, representando um total de 49% de todos os pedidos, seguido por cartão de crédito (46%).