Atividade do comércio cresceu 3,3% na semana do Dia das Mães

De acordo com a Serasa, alta foi maior no final de semana da data e chegou a 3,6%; já segundo o ICVA, vendas para este ano cresceram 6,3%

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Shopping center (Foto: Valter Campanato/ABr)
Shopping center (Foto: Valter Campanato/ABr)

O Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian revelou que na semana comemorativa do Dia das Mães (de 5 a 11 de maio deste ano comparado ao período de 6 a 12 de maio de 2024), a atividade do varejo físico cresceu de 3,3%. A economista da Serasa Experian, Camila Abdelmalack, avalia que, “esta é a segunda data mais importante para o comércio varejista, e mesmo diante de juros altos e inflação persistente, o setor conseguiu aproveitar a ocasião. A busca por presentes mais acessíveis e a preferência por compras em lojas físicas demonstram que o consumidor está mais cauteloso, mas ainda valoriza momentos de celebração. O varejo que soube adaptar sua oferta, apostar em multicanais e facilitar o pagamento colheu os melhores resultados”.

No final de semana do Dia das Mães (de 9 a 11 de maio deste ano ante 10 a 12 de maio de 2024), o aumento foi de 3,6%.

“O dado reforça o comportamento de deixar a compra para a última hora”, complementa a economista.

No recorte que avalia o desempenho da data na cidade de São Paulo, o indicador também foi positivo: alta de 4,1% durante a semana e 0,2% no final de semana do Dia das Mães.

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Já de acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), as vendas para o Dia das Mães, apuradas entre os dias 5 e 11 de maio, cresceram 6,3%, ante período comparável de 2024. O e-commerce teve alta de 11,8% enquanto o varejo físico cresceu 5,7%.

Todos os segmentos dos chamados setores presenteáveis apresentaram crescimento, com destaque para vestuário e artigos esportivos (6,4%), livrarias, papelarias e afins (4,0%) e óticas e joalherias (3,4%). Outros setores que se relacionam indiretamente com a data comemorativa também registraram alta no período analisado, tais como recreação e lazer (9,1%), drogarias e farmácias (8,8%), supermercados e hipermercados (6,8%) e bares e restaurantes (4,7%).

“Assim como observado no ano passado, quando as vendas para o Dia das Mães saltaram 6,8% em relação a 2023, a data comemorativa voltou a apresentar desempenho positivo. É um sinal de sua importância para o varejo brasileiro”, diz Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo.

“Vestuário e artigos esportivos, segmento presenteável de alta correlação com o evento, recuperou-se e apresentou um dos resultados mais expressivos”.

Levando-se em conta o varejo físico, as vendas cresceram em todas as regiões em relação ao ano passado. O Norte registrou alta de 7,6%. Na sequência, aparecem Sul (6,2%), Sudeste (5,8%), Centro-Oeste (5,0%) e Nordeste (4,6%).

Em todas as unidades federativas o faturamento subiu, com destaque para Amazonas e Minas Gerais, com crescimento de 7,2% e 6,9%, respectivamente. Na sequência, aparecem Rio Grande do Sul (6,2%), Pará (6,1%), Santa Catarina (6,0%), São Paulo (5,7%), Rio de Janeiro (5,5%) e Distrito Federal (5,1%) com as maiores variações positivas.

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