O Instituto Nacional de Estatística e Censos (Indec), responsável por coletar dados da economia, sociedade e maio ambiente da Argentina (espécie de IBGE), revelou, nesta quinta-feira, que a atividade econômica da Argentina caiu 0,7% em setembro e acumulou queda de 1,5% nos primeiros três trimestres do ano.
De acordo com dados preliminares do instituto, em termos homólogos, durante o nono mês, foram registradas quedas em cinco das principais áreas da economia; a contração mais significativa manifestou-se na categoria de Impostos Líquidos de Subsídios, com 3,9%, seguida da indústria de transformação, com 3,6%.
Da mesma forma, o nível de atividade na agricultura, pecuária, caça e silvicultura caiu 2,2% e a intermediação financeira 1,7%, detalhou o ente estatal.
Entretanto, a atividade pesqueira cresceu 8,9%; eletricidade, gás e água em 7,2%; e extrativas, 6,1%.
Da mesma forma, a educação aumentou 2,5%; hotelaria, 2,1%; saúde e serviços sociais em 2,1% e atividades imobiliárias, comerciais e de aluguel em 1,4%.
Em menor grau, foram registrados crescimento homólogo da atividade da construção de 0,3% e dos transportes e comunicações de 0,1%.
De acordo com as últimas estimativas de analistas privados consultados pelo Banco Central da República Argentina (BCRA), o país sul-americano pode fechar o ano com um Produto Interno Bruto (PIB) 2% abaixo da média de 2022.
Com Agência Xinhua
Leia também:
Walgreens negocia sua para venda para a Sycamore Partners
Rede de farmácia chegou a valer US$ 100 bilhões em 2015
Xi Jinping recebe chefes de grandes organizações econômicas internacionais (atualização)
O presidente da China, Xi Jinping, recebeu na manhã desta terça-feira (10) os chefes das principais organizações econômicas internacionais, no Grande Salão do Povo em Beijing. Eles estão no país para participar do “Diálogo 10 mais 1”. O líder chinês afirmou que, no contexto atual, em um mundo que vive mudanças inéditas e entrou num […]
Receitas de petróleo e gás da Rússia aumentam 25,7% em 2024
Ministério diz que aumento das receitas orçamentárias de petróleo e gás se deve principalmente ao aumento dos preços.
OMC: comércio global de bens se expande em ritmo moderado
Apenas o indicador para componentes eletrônicos está abaixo da tendência de alta do comércio global de bens da OMC.
Como está a economia da Argentina ao final do primeiro ano de Milei?
Segundo Marcos Buscaglia, “Milei está introduzindo uma nova visão sobre a forma de encarar as reformas econômicas. Por enquanto, ele está tendo bons resultados”.
SUS atende 2,4 mil repatriados do Líbano
Programa brasileiro atendeu, em força-tarefa, brasileiros que viviam no país e foram repatriados por causa do conflito em 13 voos do Governo Federal