Atividades de fábricas e serviços na China diminuem em maio

A atividade fabril da China foi moderada em maio a partir de uma base comparativa elevada, enquanto a atividade de serviços permaneceu estável, mostraram dados oficiais divulgados nesta sexta-feira.

122
Uma foto aérea de drone tirada em 11 de maio de 2024 mostra trabalhadores trabalhando em um fabricante de equipamentos de energia eólica em Baotou, Região Autônoma da Mongólia Interior, no norte da China. (Xinhua/Lian Zhen)
Xinhua - Silk Road

Beijing, 31 de maio (Xinhua) — A atividade fabril da China foi moderada em maio a partir de uma base comparativa elevada, enquanto a atividade de serviços permaneceu estável, mostraram dados oficiais divulgados nesta sexta-feira.

O índice de gerentes de compras (PMI, sigla em inglês) do setor manufatureiro do país ficou em 49,5 em maio, ante 50,4 em abril, segundo os dados divulgados pelo Departamento Nacional de Estatísticas (DNE).

“A produção econômica agregada da China continua a se expandir, enquanto a produção e as atividades comerciais das empresas mantiveram o ímpeto de recuperação”, disse o estatístico sênior do órgão, Zhao Qinghe.

Zhao atribuiu a retração no PMI de manufatura de maio a uma base comparativa elevada, resultado da rápida expansão do setor manufatureiro no mês anterior e da falta de demanda efetiva.

Espaço Publicitáriocnseg

O subíndice de produção ficou em 50,8, enquanto o de expectativas de negócios ficou em 54,3, de acordo com a agência

Em meio aos esforços do país para apoiar o setor manufatureiro, o setor industrial registrou um impulso de crescimento mais forte em abril de 2024, com uma forte recuperação dos lucros sugerindo uma recuperação sustentada.

Os lucros das principais empresas industriais do país aumentaram 4% ano a ano em abril, revertendo uma queda de 3,5% registrada no mês anterior, de acordo com o DNE. Em uma inversão semelhante, o crescimento da receita dessas empresas também registrou uma expansão de 3,3% no mês passado, em comparação com uma queda de 1,2% em março.

Os dados desta sexta-feira também mostraram que o PMI do setor não manufatureiro foi de 51,1 em maio, abaixo dos 51,2 em abril e acima da marca de 50 que separa expansão de contração. Fim

Leia também:

Dados do primeiro semestre da China preparam terreno para meta de crescimento para o ano inteiro
Cinturão e Rota
Dados do primeiro semestre da China preparam terreno para meta de crescimento para o ano inteiro

Beijing, 18 julho (Xinhua) — O Fundo Monetário Internacional  revisou nesta terça-feira o crescimento econômico da China em 2024 para 5%, em uma atualização da sua Perspectiva Econômica Global (WEO, sigla em inglês), ante os 4,6% previstos em abril. Isso ocorreu depois que a China divulgou seus dados econômicos semestrais na segunda-feira, que mostraram que […]

Volkswagen Anhui lança o primeiro veículo elétrico para mercado chinês
Cinturão e Rota
Volkswagen Anhui lança o primeiro veículo elétrico para mercado chinês

HEFEI, 18 de julho (Xinhua) — A Volkswagen Anhui lançou oficialmente seu primeiro veículo de nova energia para o mercado chinês nesta quarta-feira, em Hefei, capital da província de Anhui, no leste da China. O novo modelo, ID. UNYX, é o primeiro SUV cupê elétrico inteligente da Volkswagen. Ele tem uma autonomia máxima de 621 […]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui