

A Atlântica Cama e Banho mais uma vez se une à Família Schurmann, em apoio a valores comuns, na busca por um planeta mais sustentável. A indústria, de Brusque-SC, forneceu todo o enxoval de cama e banho para as 14 acomodações do Veleiro KAT, que está atracado na Baía do Guajará, em Belém–PA, integrando a programação da COP30 – 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (10 a 21 de Novembro).
A parceria com a Família Schurmann teve início em 2014, na Expedição Oriente. À época, a Atlântica desenvolveu uma coleção personalizada de coordenados de cama e banho, com motivos náuticos e marinhos, que equiparam a embarcação. A partir daí, passou a fornecer todo o enxoval do Veleiro KAT. “O que nos une à Família Schurmann é o propósito”, enfatiza Susy Ogliari, diretora executiva da Atlântica.
“Desde o início dessa parceria inspiradora, fomos atraídos pela grandiosidade do projeto de dar a volta ao mundo. Vivemos o sonho de atravessar oceanos com nossos produtos, feitos com carinho, respeito às pessoas e compromisso com o meio ambiente. Além da qualidade e resistência, para enfrentar as adversidades da vida em alto mar”, complementa Susy.
“Agora, seguimos nessa nova jornada que inspira e conscientiza as novas gerações”, conclui a diretora da Atlântica.
Vozes dos Oceanos
O Veleiro KAT, que conduz a família em suas expedições marítimas pelo mundo, está integrado à ampla e gratuita programação dedicada à pauta oceânica. Durante a COP 30, ele estará à frente do Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, no centro histórico da capital paraense, que será transformado na Casa Vozes do Oceano. Na Casa, acontecerão exposições, exibições de filmes, painéis, dentre outras atividades. A visitação será aberta ao público e pretende aproximá-lo de ONGs nacionais e internacionais, ambientalistas, educadores, estudantes, ribeirinhos, povos originários, gestores públicos e empreendedores, na conscientização pela importância da preservação dos nossos oceanos.
Além da própria Família Schurmann e dos seus tripulantes, o Veleiro KAT também servirá de hospedagem para convidados especiais, que integram a programação. A Atlântica Cama e Banho produziu uma Toalha de Praia personalizada, com elementos marinhos em relevo, para presentear esses convidados. O público também poderá visitar a embarcação, mediante agendamento prévio. O Veleiro KAT é sustentável, com o uso de energia limpa (eólica, hídrica e solar), conta com geradores de baixo consumo e sistema de tratamento de esgoto. Todo lixo gerado é separado numa Central de Reciclagem. Os resíduos orgânicos são tratados numa Composteira.
Originários também de SC, a Família Schurmann fez de sua paixão pelos mares uma importante iniciativa na conscientização sobre a poluição plástica nos oceanos e o incentivo ao engajamento social na busca de soluções. A saga teve início em 1984. A partir daí, já circunavegaram o mundo por quatro vezes, sendo a primeira família latino-americana a cumprir tal feito. Diante da crescente invasão de resíduos plásticos nos oceanos, os Schurmann decidiram mudar o rumo da sua história, para dedicar-se a um movimento global e coletivo.
Liderada pela Família Schurmann, Voz dos Oceanos é uma instituição 100% brasileira, de impacto global, unindo a sociedade mundial na defesa e recuperação dos oceanos, reguladores do clima e responsáveis por mais de 50% do ar que se respira no planeta. Trazendo o histórico de seus líderes, em mais de 40 anos de aventuras pelos mares do planeta, a iniciativa tem sido uma voz de grande impacto e alcance mundial, com expedições alinhadas e ações baseadas nos pilares de Awareness, Ciência, Educação e Inovação e Startups.
Com o apoio mundial do Programa da ONU para o Meio Ambiente – PNUMA, a tripulação da Voz dos Oceanos testemunhou, em sua primeira volta ao mundo concluída em Belém, para a COP30, a presença de plástico e microplástico em mais de 140 destinos de 17 países das Américas do Sul, Central e do Norte, além da Oceania, da Ásia e da África. Paralelamente, também vem encontrando, em todos os locais por onde passa, centenas de pessoas e iniciativas comprometidas em reverter a preocupante e grave invasão de resíduos, que sufocam os oceanos.
“Mobilizamos a sociedade em torno da pauta oceânica, com o objetivo de incentivar o maior número de pessoas a mudarem os seus hábitos de consumo e a relação com o plástico de uso único”, declara Heloisa Schurmann, uma das líderes da Voz dos Oceanos.
















