25.1 C
Rio de Janeiro
domingo, janeiro 17, 2021

Ato falho

Durante seminário promovido, sexta-feira, no Rio, pela agência classificadora de risco Standard & Poor”s (S&P), o diretor de Risco Soberano e Finanças Públicas Internacionais da S&P, David Beers, usou mais de uma vez a palavra rendimento quando se referia aos critérios para definição do risco soberano. A confusão é natural, já que, quanto maior o risco, maior o rendimento (juros) a serem pagos pelos países aos investidores em seus títulos.

Cotação
São Paulo começa o ano cotada como a segunda melhor cidade da América Latina para fechar negócios na América Latina. A classificação é do ranking da revista AméricaEconomia, que coloca a capital paulista ao lado de Santiago, do Chile, em segundo lugar, atrás apenas de Miami. Em relação ao ano passado, porém, São Paulo recuou uma posição, já que, em 2002, ficou empatada em primeiro lugar com a cidade norte-americana. Na sua próxima edição que começa a circular no Brasil a partir desta segunda-feira, a revista aponta nove cidades brasileiras entre num ranking de 38 melhores. O Rio está em 12º lugar.

Sessentona
O presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Francisco Fausto, participa nesta segunda-feira de bate-papo virtual no sítio iG, a partir das 13h. Francisco Fausto conversará com os internautas, entre outros assuntos, sobre os 60 anos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que serão comemorados neste 1ºde maio. O bate-papo terá aproximadamente uma hora de duração e qualquer pessoa com conexão à Internet poderá participar.

Bombardeio
A BR 101, uma das principais estradas de ligação entre o Sudeste e o Nordeste, é um tapete no Espírito Santo. Quando se entra no Estado do Rio de Janeiro, porém, parece que se chegou a Bagdá. A rodovia passa pelo principal pólo produtor de petróleo do Brasil (mais de 80% da produção nacional) e sua recuperação seria, no mínimo, uma questão de bom senso e retorno econômico. Autoridades do governo fluminense vêem o abandono da estrada no Rio como mais uma mostra do descaso do governo federal com o estado.

Mandioca
O empresário João Eduardo Pasquini, de Nova Esperança (PR), é o novo presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Amido de Mandioca (Abam) para os próximos dois anos. Pasquini sucederá a Mauricio Yamakawa e toma posse, junto com os novos diretores, no fim do mês que vem. O presidente eleito dará prosseguimento aos projetos iniciados na gestão atual, de modo a se atingir a meta de 2,2 milhões de toneladas de produção de amido de mandioca nos próximos oito anos.

Planos
O presidente Lula e o ministro do Turismo Walfrido dos Mares Guia, lançam, na próxima terça-feira, o Plano Nacional de Turismo (PNT). Entre as metas para o setor para serem implantadas até 2007 – um ano após o fim do mandato de Lula – a principal é a geração de 1,2 milhão de empregos. O PNT prevê, ainda, ampliar em 30% a oferta de produtos turísticos para comercialização e geração de US$ 8 bilhões, além do aumento para 60 milhões de desembarques nos vôos domésticos e para nove milhões de turistas estrangeiros no Brasil.

Artigo anteriorMalandragem
Próximo artigoO medo venceu a esperança
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Grande produtor rural não paga impostos

Agronegócio alia força política a interesses do mercado financeiro.

Não foi a disrupção que derrotou a Ford

Mercado de automóveis está mudando, mas montadora sucumbiu aos próprios erros e à estagnação que já dura 6 anos.

Quantas mortes pode-se debitar na conta de Bolsonaro?

Se índice de óbitos por Covid-19 no Brasil seguisse a média mundial, teriam sido poupadas 154 mil vidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Varejo sente redução no auxílio e alta da inflação

Comércio ficou estável em novembro e quebrou sequência de recuperação.

Senado quer que Pazuello se explique

Pedido de convocação para cobrar ação do Ministério da Saúde no Amazonas.

Lenta recuperação na produção industrial dos EUA

Setor ainda está 3,6% abaixo do nível anterior à pandemia.

Realização de lucros em âmbito global

Bolsas europeias e os índices futuros de NY operam em baixa nesta manhã de sexta-feira.

Desaceleração deve vir no começo do primeiro trimestre

Novo pacote de estímulo fiscal, bem como o avanço da imunização, deve garantir reaceleração em direção ao final do período.