Ato falho

“Produzir já é melhor do que deixar dinheiro parado, só rendendo juros”, comemorou o presidente Lula ao  inaugurar uma fábrica de telefones celulares em Taubaté (SP). A declaração soa estranha para o país que tem a mais alta taxa de juros reais do planeta. Em seguida, o complemento presidencial: “É preciso parar de uma vez por todas com o pessimismo nesse país. Tem gente que levanta reclamando da vida, vai dormir reclamando da vida, sonha com coisa ruim e acorda de mau humor”, disse o presidente, que provavelmente viu seu humor melhorar após visitar a Torre Eiffel.

Inclusão digital
Um cidadão decidiu, por desencargo de consciência, recorrer à Anatel, a agência das telefônicas. Queria saber se estava em vigor determinada resolução da própria agência. Informou número, data etc. A Anatel pediu cinco dias úteis para responder. Passado o prazo, que terminou numa sexta-feira, o cidadão ligou para saber a resposta. Com ar de superioridade, a atendente informou que a agência tinha até o final do dia para responder. O já não tão paciente contribuinte disse que ligaria à meia-noite. “Ah, não, só na segunda-feira”. O cidadão tornou a telefonar. Dessa vez, admitiram que ainda não tinham resposta mas, se o usuário tivesse acesso à Internet, poderia consultar o que queria. Conclusão: a Anatel não possui acesso à Internet.

Cosmopolita
Em Necessidades falsas, Roberto Mangabeira Unger critica o fetichismo das análises imobilistas e defende a coragem de imaginar um projeto de sociedade diferente. Apesar de escrito originalmente como um ensaio introdutório para o livro em inglês de mesmo nome, o livro é um trabalho que o autor considera ser extremamente brasileiro, ao tentar projetar uma imaginação institucional cuja maior inspiração são os desafios do país. “Não podemos repensar o Brasil pensando só a respeito do Brasil”, escreve Mangabeira, pré-candidato à Presidência da República pelo PDT.

Ética
Parece provocação tucana, mas a Fundação Mario Covas, que realiza no mês que vem o Seminário Internacional Governança Pública – Ética e Responsabilidade Fiscal, garante que não é ligada a nenhum partido político. O evento, dia 11 de agosto, será no Memorial da América Latina e servirá para lançar a Escola de Governança Mario Covas, inspirada na Kennedy School of Government da Universidade de Harvard. Informações em www.fmcovas.org.br

Oportunidade
Segundo a empresa de educação executiva Treina E-Learning, as comunicações de suspeitas de lavagem de dinheiro cresceram mais de 250% desde o início do ano. Em vista disso, o grupo desenvolveu o curso “Prevenção à lavagem de dinheiro”, para profissionais do mercado financeiro. “Desde que foi criado, há seis meses, mais de 7 mil profissionais já passaram pelo curso”, informa a empresa.

VHS
Foram prorrogadas até o dia 9 de agosto as inscrições para o II Mostra Curtas, o festival de filmes curta-metragem universitários promovido pela IX Mostra PUC. Os vídeos inscritos devem ter, no máximo, 25 minutos, ser produzidos por universitários e estar em VHS. Os filmes serão classificados em quatro categorias (ficção, não-ficção, documentário e animação) e exibidos durante todos os dias da Mostra PUC, que acontecerá entre os dias 16 e 19 de agosto, no campus da universidade, na Gávea (RJ), com o tema “Saúde no Trabalho: realidade ou fantasia?”.  Mais informações em www.puc-rio.com.br/mostrapuc.

Ausentes
Alguns dirigentes do PT podem alegar, parafraseando Collor, que não conhecem quem financia suas campanhas. Ou, seguindo a sugestão do colunista J. Carlos de Assis, aqui ao lado, admitirem que são autistas.

Artigo anteriorMateus
Próximo artigoBoa vontade
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

G20 analisa aumentar taxação de corporações, mas…

Proposta tem que ser vantajosa para todos, não só para as sedes das multinacionais.

Botes salva-vidas para a classe A

No mundo de negócios, é tudo uma questão de preço.

Mortes dos essenciais

Aumentam em mais de 50% óbitos de caixas, frentistas e educadores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Eleição no Peru está indefinida. Empate técnico entre 5 candidatos

Primeiro turno será no domingo. segundo turno está previsto para o dia 6 de junho.

Equador: Não haverá contagem rápida no domingo de eleições

Arauz, candidato do ex-presidente Rafael Correa lidera as pesquisas com 37% das intenções de voto contra 30% do candidato do Aliança Creo, o banqueiro Guillermo Lasso.

Indicador econômico global mantém trajetória de recuperação

Segundo FGV, fato reflete avanço das campanhas de vacinação contra a Covid.

Brasil movimentou R$ 2 tri em transações com cartões em 2020

Transações digitais foram impulsionadas por modernização do mercado e pandemia.

IPCA de março variou abaixo da expectativa do mercado

Nossa projeção para o ano que vem permanece de 6,5%, podendo ser antecipada para este ano.