Atributos de uma empresa bem-sucedida

Uma empresa desucesso: trabalho em equipe, planejamento estratégico e otimização de recursos. Por Leonardo Chucrute.

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Leonardo Chucrute é gestor em Educação e CEO do Zerohum

Cada empresa é única, e não existe uma “receita de bolo” para simplesmente copiar e alcançar êxito no mundo dos negócios. Muitos empreendedores aprendem no dia a dia como fazer seu sonho dar certo porque, na verdade, aprendemos mesmo na prática e na persistência. No entanto, há alguns atributos essenciais que devem ser levados em consideração na gestão de uma empresa.

Para que seu negócio seja bem-sucedido, é fundamental reunir profissionais com diferentes habilidades. Essa diversidade ajuda a ter uma visão mais ampla e a identificar melhor as oportunidades e os desafios do mercado.

Algumas atitudes para garantir um trabalho em equipe satisfatório estão ligadas à comunicação. Por exemplo, é essencial dar feedbacks instantâneos e manter as expectativas claras e alinhadas. Não se esqueça também de estabelecer metas e prazos. Sempre ofereça feedbacks construtivos: explique os erros, apresente soluções e elogie as partes que foram bem-sucedidas.

Outro detalhe valioso é saber delegar tarefas de forma estratégica. Para isso, avalie se as habilidades necessárias para a atividade correspondem às de quem irá executá-la. Certifique-se de que a orientação seja clara para que a pessoa compreenda sua função da melhor maneira possível.

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Um diferencial na gestão é montar um planejamento estratégico. Por meio dele, define-se o melhor caminho para atingir um objetivo. As principais funções de um planejamento estratégico incluem: identificar forças e fraquezas, analisar ameaças e oportunidades, estabelecer planos de ação e otimizar recursos.

Os objetivos ajudam a determinar as próximas ações a serem tomadas. Analise seus concorrentes e descubra as forças e os pontos fracos do seu negócio. É crucial também entender quais ameaças e oportunidades podem surgir. Além disso, busque diferenciais para reter clientes e conquistar novos.

Outro ponto importante é estabelecer planos de ação com metas mensuráveis. Para isso, crie rotinas de tarefas que devem ser realizadas e delegadas. Defina prazos e previna-se de situações de risco. Estruture também planos de contingência e monitore o andamento das ações.

Busque otimizar recursos com a redução de custos, cortando gastos não essenciais e evitando desperdícios. Treine sua equipe e estabeleça metas para a otimização de recursos.

Com essa “receita de bolo”, seu negócio será mais produtivo e organizado. Você também conseguirá identificar oportunidades de melhoria, facilitando o sucesso e o destaque da sua empresa entre as demais.

Leonardo Chucrute é CEO do Zerohum, mentor de empresários, palestrante e autor de livros didáticos.

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