Até eles

Não deixa ser irônico que pouco mais de um mês e meio após o ministro Pedro Malan investir contra o Plebiscito da Dívida Externa, promovido pela CNBB, tenha ouvido na reunião do G-20 o presidente do Banco Central do Canadá, Gordon Thiessem, propor, formalmente, a suspensão do pagamentos dos juros das dívidas dos países que enfrentam crises. Ou em linguagem menos diplomática, uma moratória para garantir aos países endividados renegociarem seus débitos em melhores condições.
Será que Malan também acha que Mister Thiessem também “caloteiro”.

Ganância
O Banespa está cobrando tarifa de cliente que retirar seu talão de cheque sem apresentar a requisição, ainda que portando identidade e cartão do banco. A justificativa apresentada na boca do caixa é que “tudo na vida é pago”. Para manter a coerência, o banco deveria indenizar os clientes que perdem tempo na fila devido às constantes quedas do sistema do banco. Afinal, tempo não é dinheiro?

Derrama
O segundo turno do Rio produziu um único resultado positivo até agora: a redução do desemprego na cidade. Pelo exército de cabos eleitorais do prefeito Luiz Paulo Conde que empunham bandeiras do candidato do PFL pelas ruas, já tem gente torcendo por um terceiro turno que se estendesse até o Natal.

Fora do gancho
A título de implantar uma “cultura globalizada” na empresa, a MCI vem promovendo um sistemático processo de reengenharia na Embratel. O carro-chefe do projeto modernoso está nas demissões em massa, inclusive de profissionais altamente qualificados, que, segundo a ótica da empresa norte-americana, reagem com lentidão aos novos paradigmas. Os usuários da Embratel já começaram a sentir os efeitos práticos da verborragia ideológica.

Objetivo anunciado
A informação de que o Brasil garantiu à Telefónica de España 50% do seu lucro mundial não surpreendeu aos analistas de boa memória. A meta fora anunciada pelo próprio então presidente da empresa, Juan Villalonga, em fevereiro de 1998, ocasião em que resumiu, numa frase emblemática, o objetivo do grupo no país: “Viemos para ficar 200 anos.”

Lá & cá
Segunda maior economia do mundo, o Japão taxa em 16% o capital estrangeiro que ingressa em sua economia. Enquanto isso, no Brasil moderno do tucanato, o capital externo tem isenção total.

Gerente
Secretária Executiva, principal publicação brasileira voltada para secretárias, comemora seu quinto aniversário em novembro. Em todos esses anos, a revista tem acompanhando a evolução desta profissional no Brasil, que se tornou uma espécie de “ás” da empresa, tendência que já acontecia lá fora (nos EUA, recente pesquisa da AMA – American Management Association – mostra que, atualmente, 70% das secretárias norte-americanas dizem que suas tarefas incluem mais funções gerenciais).

Mau humor
Não é apenas entre os políticos que grassa a antipatia pela maneira com que o ministro da Casa Civil, Pedro Parente, trata seus interlocutores de língua portuguesa. Parente sequer deu bom dia a um grupo de auditores que cruzou com ele no aeroporto.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorImaginário
Próximo artigoRecado

Artigos Relacionados

Rio manda R$ 2,4 tri para União e só recebe R$ 171 milhões

Estado é um dos mais prejudicados da Federação.

Não, a Petrobras não quebrou

Na época em que os preços dos combustíveis não eram descontrolados, caixa da estatal era superior ao atual.

Hood Robin e o ICMS nos combustíveis

Reduzir impostos tira da sociedade para dar a poderosos.

Últimas Notícias

Electrolux lança desafio para arquitetos e designers de interiores

A Archademy, primeiro Market Network de Arquitetura e Design de Interiores do Brasil, abre inscrições para a edição do seu Archathon Electrolux 2022. O...

Gestão do Hopi Hari ganha na justiça e se mantém no parque

A gestão do Parque Temático Parque Hopi Hari acaba de obter decisão favorável, proferida pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, para...

Bancos chineses registram compra líquida de divisas em 2021

Os bancos chineses registraram uma compra líquida de divisas em 2021, pois a taxa de câmbio do iuan permaneceu geralmente estável e os fluxos...

RNI: Plano de negócio tem o melhor resultado dos últimos 7 anos

Prévia do 4T21 da construtora e incorporadora RNI, do grupo Empresas Rodobens, indica resultados superiores aos últimos sete anos. A empresa, que completou 30...

Chile quer renacionalizar cobre e bens públicos estratégicos

A campanha pela renacionalização do cobre e dos bens públicos estratégicos entregues às transnacionais durante o governo de Augusto Pinochet (1973-1990) tem sido impulsionada...