Auditoria

Investimento feito pela Prevhab (Associação de Previdência dos Empregados do BNH) de quase R$ 26 milhões em quotas do Shopping Via Parque acarretou prejuízo de R$ 16 milhões para o fundo. A denúncia é feita pela atual diretoria da associação, que tomou posse em outubro do ano passado por força de liminar do Superior Tribunal de Justiça. A diretoria acusa a gestão anterior, presidida por Marcos Tosta de Sá, pelo mau investimento. O valor aplicado no shopping correspondia na época (1996 e 1997) a 12% do ativo real da Prevhab e a 20% das quotas do Via Parque. O investimento foi feito no Fundo Imobiliário Via Parque Shopping, cujo prejuízo acumulado passou de R$ 8,708 milhões em 1998 para R$ 79,081 milhões em 1999. O prejuízo em 1998 foi de R$ 803 mil e pulou para R$ 67,3 milhões em 1999. O resultado foi a redução do valor do patrimônio líquido do fundo imobiliário, de R$ 111,3 milhões para R$ 34,5 milhões. A diretoria da Prevhab enviou ofício ao Banco Central, à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e à Secretaria de Previdência Complementar (SPC) questionando a operação. Além disso, contratou – através de concorrência – a empresa Deloite Touche Tohmatsu para realizar auditoria da operação.

Cidadã
O Instituto Ethos vai apresentar no Rio, na quinta-feira – Dia Mundial do Consumidor -, o Akatu.net, site na Internet que visa estimular o consumo consciente. Trata-se de uma comunidade virtual onde os consumidores poderão conhecer e valorizar a responsabilidade social das empresas usando essa informação como um fator decisivo no seu ato de consumo. Os consumidores também poderão reforçar o trabalho das entidades sociais e ONGs repassando as comissões geradas pelas suas compras no shopping virtual do Akatu.net. ou fazendo doações diretas.
Além disso, o instituto estará divulgando o Prêmio Ethos de Jornalismo, desenvolvido em parceria com a Fundação Ford. O prêmio, destinado às melhores matérias sobre gestão empresarial socialmente respeitável, é patrocinado por Cyrela Construtora, Brazil Realty, O Boticário e Telesp Celular e tem apoio da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Federação Nacional dos Jornalistas Profissionais (Fenaj) e Maxpress Mailing de Imprensa.

Vesgo
O ministro da Fazenda, Pedro Malan, perdeu ótima oportunidade para ficar calado. No momento em que ele afirma que se o Tesouro Nacional pagar a correção do FGTS significa que o prejuízo estará sendo distribuído por toda a sociedade ele está é querendo tapar o sol com a peneira. Malan não pode esquecer que quando tecnoburocratas como ele preparam e lançam planos econômicos sempre o fazem em nome da sociedade e nunca deixam de salientar que os “benefícios” serão para todos.

Visual novo
Os cariocas que circulam pelo Centro da cidade vão ter um visual mais agradável. A partir de abril o Terminal Menezes Cortes ganha novo painel, com formas geométricas em três cores, que dará vida à fachada do prédio. O projeto, escolhido através de concurso promovido pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), foi realizado pelos arquitetos Érico Costa e David Chan, ambos recém-formados e com apenas 23 anos, com a colaboração do arquiteto Wagner Costa, pai de Érico. O objetivo do projeto vencedor, que levou um prêmio de R$ 10 mil, foi dar movimento e riqueza à fachada, optando pela simplicidade para não chamar muita atenção para o prédio – definido pelos arquitetos como um “elefante branco – nem brigar com construções históricas vizinhas. O edifício-garagem foi inaugurado em 1973 e privatizado no final da gestão do governador Marcello Alencar, em 1998.

Líder
Maior audiência da transmissão do Carnaval 2001 feita pela Globo, o desfile da escola de samba Tradição, que teve como tema o apresentador de TV e dono da rede SBT, Silvio Santos, continua rendendo dor de cabeça para a emissora do Jardim Botânico. Numa jogada que mescla oportunidade e ironia, a Calia Assumpção, agência que tem a conta do SBT, criou máscaras de papelão, como as usadas no Carnaval, com o rosto de Silvio Santos e com a frase “A maior audiência do Carnaval da Globo” no verso. A peça publicitária será encartada na edição 33 do MONITOR DA PROPAGANDA & MARKETING, que circula entre agências, anunciantes e veículos a partir desta segunda-feira.

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Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

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