Aulas online: o novo negócio em tempos de pandemia

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Muitos educadores veem a EaD (Educação a distância) forçada como um problema. Surgida na pandemia, acabou por tirar o sono de muitos professores Brasil afora. No entanto, muitos viram aí uma oportunidade de negócio aliada aos novos tempos e que veio pra ficar.

Mas, para faturar e vencer a crise durante e pós-pandemia, de que tipo de conhecimentos e equipamentos o professor deve dispor?

Em primeiro lugar, dependendo do objetivo, não é necessário muita coisa além do que já vem sendo usado nesse período de quarentena, apenas algumas adaptações e alterações.

Então vou dar algumas recomendações quanto ao que adquirir e começar a fazer dinheiro de forma escalável, online e no conforto de casa: Para quem dá aulas de Exatas, uma mesa digital é importante. Na impossibilidade, alguns tablets ou celulares com aquela caneta que já vêm no kit atendem ao mínimo necessário.

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Outro ponto é o programa com o qual a mesa irá interagir, o próprio Power Point ou Whiteboard são os mais utilizados e funcionais. Dependendo do uso, se o objetivo é gravar aulas, você pode adquirir um programa pago para isso, como o Wondershare filmora, mas a outra desvantagem, além de não ser gratuito, é que ele requer uma configuração não tão simples.

Outra alternativa é abrir uma sessão no Zoom, onde na realidade você fará uma reunião consigo mesmo: abra o Zoom, compartilhe a tela que você quer gravar, como o que será feito no Power Point, e grave a reunião. Pronto. Você irá gerar um arquivo leve, ao contrário de aulas produzidas com filmadora e quadro, que possuem um tamanho de arquivo bem grande. O Power Point até possui, dependendo da versão, uma função nativa de gravação, mas ela não é tão boa quanto o método do Zoom ou demais aplicativos de videoconferência.

Citei o Zoom, mas teoricamente os demais também servem, o problema é que alguns só liberam a função de gravar a tela na versão paga. Em relação a programas de gravação de tela, você precisa estar online para usar o Zoom, mas ele ainda vence a disputa por ser muito leve, constituindo uma opção mais acessível a todos.

Outro ponto importante: cuidado com o espaço no HD. Não adianta você querer gravar se o seu HD está tão cheio que não cabe mais nenhum arquivo, por mais leve que ele seja. Aí, você terá surpresas durante o processo, como a impossibilidade de gerar um arquivo após horas dando aula.

E por falar em tempo, existem sites que realmente simulam um presencial, com aulas mais longas e aprofundadas mas, se não é seu objetivo, prefira aulas curtas, até porque, se der algum problema, é muito mais fácil refazer um bloco de cinco minutos do que só perceber o problema depois de duas horas em frente ao computador.

Espero que essas dicas básicas ajudem você a dar aulas no mesmo nível de muitos youtubers de educação há tempos no mercado.

Alexandre Azevedo

Professor, consultor e criador da plataforma de ensino Fábrica D.

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