Aumenta interesse por consórcios imobiliários e de carros

Aumento em mais de 70% em um ano

198
Esta foto aérea tirada em 9 de julho de 2023 mostra os carros MG produzidos pela Shanghai Automotive Industry Corp (SAIC) a serem enviados para a Austrália, estacionados no Terminal Internacional de Automóveis de Haitong em Waigaoqiao, em Shanghai, leste da China. (Xinhua/Fang Zhe)

Levantamento realizado pela FinanZero (fintech do mercado de crédito brasileiro) mostrou que as buscas na internet por consórcios imobiliários e de carros aumentaram mais de 70% em um ano. A pesquisa mapeou as buscas pelos termos “consórcios”, “consórcio de casa” e “consórcio carro” entre julho de 2022 e junho de 2023, na plataforma Google, em todos os estados do Brasil.

Outro dado da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios também mostrou um aumento de 20,4% na venda de novas cotas de consórcio no primeiro semestre deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado. Foram 1,99 milhão de novas cotas vendidas.

E um dos motivos para essa alta, segundo Marcos Pereira, educador financeiro, especialista em investimentos e sócio da Matriz Capital Vitória, são as taxas de juros altas e a manutenção em patamares acima de 13% a.a. “A taxa alta encareceu o custo do financiamento imobiliário, o que acabou tornando a busca pelos consórcios imobiliários mais atrativa em comparação a outras modalidades de financiamento”, afirma.

Pereira diz que entre as vantagens do consórcio está a ausência de juros, ao contrário de financiamentos. “Os consorciados pagam uma taxa de administração, que geralmente é menor do que as taxas de juros de um financiamento”, diz. Outra vantagem é que o consórcio permite que o consumidor planeje a compra de um bem de valor elevado ao longo do tempo, sem a necessidade de desembolsar o montante integral de uma vez.

Espaço Publicitáriocnseg

Segundo o especialista, ao ser contemplado, o cliente recebe uma carta de crédito, que pode ser usada não apenas para adquirir o bem inicialmente pretendido, mas também outros bens da mesma categoria. Por exemplo, em um consórcio imobiliário, a carta pode ser usada para comprar, construir, reformar ou até quitar um financiamento imobiliário.

Como obter descontos

“Com a carta de crédito em mãos, o consorciado tem o poder de negociar a compra à vista, o que pode resultar em descontos e melhores condições de negociação. Se o consorciado tiver recursos, ele pode tentar antecipar sua contemplação ao oferecer lances. Dependendo das regras do consórcio, os lances podem ser fixos ou livres, permitindo que os participantes tentem adiantar a obtenção de sua carta de crédito”, explica Pereira.

Além de citar as vantagens, o especialista também recomenda cuidados para evitar problemas:

1 – Pesquise a Administradora: Antes de aderir a um consórcio, verifique se a administradora está autorizada a operar pelo Banco Central.

2 – Entenda as taxas: Embora o consórcio não tenha juros, há taxas de administração, fundo de reserva e, em alguns casos, seguro.

3 – Leia o Contrato: Certifique-se de ler e entender todas as cláusulas do contrato. Se necessário, procure orientação jurídica. Verifique prazos, valores, regras para lances, possíveis penalidades e condições para desistência.

4 – Prazo de Contemplação: Lembre-se de que a contemplação pode não ocorrer logo no início. Se você tem urgência em adquirir o bem, o consórcio pode não ser a melhor opção.

5 – Modalidades de Lance: Entenda como funcionam os lances no seu consórcio.

6 – Condições de Uso da Carta de Crédito: Informe-se sobre as regras para uso da carta de crédito. Algumas administradoras podem ter restrições ou condições específicas.

7 – Reajustes das Parcelas: Dependendo do bem escolhido, as parcelas do consórcio podem ser reajustadas ao longo do tempo. No caso de consórcios de imóveis, por exemplo, as parcelas costumam ser reajustadas conforme algum índice de inflação.

8 – Desistência e Transferência: Entenda quais são os seus direitos e deveres caso decida desistir do consórcio ou transferir sua cota para outra pessoa.

9 – Reputação da Administradora: Pesquise a reputação da administradora em sites de reclamações e redes sociais.

10 – Evite Decisões Impulsivas: Muitas vezes, as pessoas são abordadas com ofertas de consórcio em situações em que não têm tempo suficiente para analisar.

  1. Reserva Financeira: É interessante ter uma reserva financeira para casos de urgência, especialmente se o bem desejado é algo essencial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui