Aumento de Capital da Smartfit é positivo mas não afeta o rating

559
Academia. Foto: divulgação
Academia (foto divulgação)

Restrições por causa da pandemia preocupam

A Fitch Ratings vê como positivo para o perfil de crédito da Smartfit Escola de Ginástica e Dança S.A. (Smartfit, Rating Nacional de Longo Prazo ‘AA-(bra)’/Perspectiva Negativa) o aumento de capital privado de BRL500 milhões, anunciado em 28 de dezembro de 2020. Para a agência, a decisão de fortalecer a posição de caixa sinaliza o forte comprometimento da Smartfit com o gerenciamento de sua liquidez diante das elevadas incertezas relacionadas à velocidade de recuperação de seus negócios e de sua geração de caixa operacional.

Ao mesmo tempo, a companhia demonstra maior cautela para enfrentar um possível agravamento da pandemia de coronavírus, que pode resultar em medidas adicionais de restrição a mobilidade.

A Smartfit encerrou o terceiro trimestre de 2020 com caixa e aplicações financeiras em torno de BRL800 milhões, dívida financeira de BRL2,6 bilhões e dívida total, ajustada pelos passivos de aluguéis e contas a pagar por aquisições, de BRL5,4 bilhões. As dívidas financeiras com vencimento até 2021 totalizavam BRL533 milhões. A entrada dos recursos da capitalização deve permitir à Smartfit retornar para uma posição de caixa mais conservadora, em linha com níveis pré-pandemia, de em torno de BRL1,3 bilhão.

Espaço Publicitáriocnseg

Em 16 de novembro de 2020, a Fitch afirmou o Rating Nacional de Longo Prazo ‘AA-(bra)’ da Smartfit e manteve a Perspectiva Negativa. Os indicadores de alavancagem esperados para 2020 e 2021 eram elevados frente às sensibilidades de rebaixamento e fracos para o rating atual. Todavia, esperamos uma moderada redução da alavancagem com a capitalização, o que pode diminuir a pressão sobre os ratings caso a companhia consiga fortalecer sua geração de caixa operacional em 2021.

O cenário-base da agência prevê queda de 60% do EBITDAR em 2020, para BRL350 milhões, e uma recuperação para BRL950 milhões em 2021. As incertezas quanto ao ambiente de negócios em 2021 trazem riscos de frustação das premissas e podem levar a um novo aumento da alavancagem para além das expectativas atuais. O cenário de rating previa alavancagem de 8,2 vezes em 2020 e 4,1 vezes em 2021. Com o aporte de capital, nossas estimativas atuais são de alavancagem líquida de 6,8 vezes e 3,6 vezes, respectivamente.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui