Aumento de compras virtuais eleva chances de ciberataques

220
Código binário, tela verde (Foto: ABr/arquivo)
Código binário, tela verde (Foto: ABr/arquivo)

Segundo pesquisa feita pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) a projeção de vendas durante o período da Black Friday deste ano é de R$ 6,05 bilhões no comércio eletrônico brasileiro, sendo que os pedidos virtuais devem ultrapassar os 8,3 milhões, 3,5% a mais quando comparado ao mesmo período do ano passado.

No Brasil, com as grandes empresas protagonizando ataques massivos. Agora, atacantes voltam seus olhos para pequenas e médias empresas (PMEs), que podem não ser tão maduras no desenvolvimento de defesas digitais.

“Ataques de DDoS podem derrubar sites. Ataques deste tipo direcionam uma quantidade massiva de visitantes fantasmas para derrubar um website ou e-commerce. Além disso, podem ser utilizados para ocultar outros tipos de ofensivas como de roubo de dados e até mesmo ransomware. Estas ações de grupos hackers como REvil, BlackCat e Suncrypt podem ser coibidas com diversas ferramentas no mercado e empresas especializadas que podem ajudar PMEs a levantar barreiras contra avanços do cibercriminosos”, afirma Eduardo Lopes, CEO da Redbelt Security.

Apesar de a maioria dos brasileiros (62%) demonstrar preocupação com sua segurança online, 40% das pessoas ainda desconhecem como funciona a coleta de seus dados pessoais no ambiente digital. Para que os cibercriminosos cheguem aos gols – roubando dados ou dinheiro das vítimas – é necessário que eles furem suas defesas. Como já mostrado pela Kaspersky, três em cada 10 brasileiros ainda têm dificuldades em reconhecer mensagens falsas – portanto as pessoas acabam clicando em qualquer link sem se preocupar. Mas como barrar um golpe que é uma mensagem fraudulenta, sem conseguir reconhecê-la como uma ameaça? Por exemplo, recentemente os internautas brasileiros receberam um link malicioso que pedia dados sensíveis prometendo o álbum de figurinhas – nesta situação, a primeira defesa deveria ser consultar se a promoção é verdadeira.

Espaço Publicitáriocnseg

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui