Autojustificável

Cada voto retirado do requerimento de criação da CPI da Corrupção constitui-se numa justificativa a mais para a instalação da comissão, agregada agora da necessidade de verificar a gênese deste súbito gesto. Além disso, a engenharia montada para transformar assinaturas em atos de arrependimento ajuda a entender a razão de o requerimento da CPI apresentar quase duas dezenas de razões. Boa parte delas, foi exigência de governistas, em lutas intestinas, para assinar o requerimento.
Na verdade, as denúncias motivadoras da comissão se concentram em três pontos: privatizações das teles, ligações de Eduardo Jorge com o juiz Lalau e dossiê Cayman. O restante é cortina de fumaça para desviar as investigações do seu norte. Qualquer tentativa de abortar a criação da CPI deve ser vista pela sociedade como uma razão redobrada para exigir sua instalação.

“Gato” tucano
Ao anunciar ter acrescentado 15.502 MW à capacidade energética instalada do país no seu primeiro governo (1996 a 2000), o presidente FH esqueceu-se de informar ao distinto público que esse número está anabolizado. Segundo Joaquim Francisco de Carvalho, do conselho consultivo do Ilumina, os números incluem as importações de eletricidade de Argentina e Uruguai. A engenharia tucana, acrescenta, contabiliza até a capacidade instalada de 1.000 MW, associada à linha de transmissão que interliga os sistemas Norte e Sudeste. Joaquim destaca que essa informação é um erro primário, porque linhas de transmissão não geram energia, podendo, no máximo, aumentar a oferta já existente. Além disso, São Pedro, incluído no rol de culpados por FH, não tem a menor responsabilidade pela incúria do governo. Como ressalta Joaquim, o único Pedro com culpa no cartório é o Malan, que, ao impedir o setor público de investir e promover a privatização das distribuidoras, preparou as condições para o blecaute que se avizinha.

“Gato” tucano II
Joaquim acrescenta que os números apresentados por FH incluem hidrelétrica, cujas construções foram iniciadas em governos passados. É o caso das Hidrelétrica de Xingó (Eletrobrás) e Serra da Mesa (Furnas). “É como receber uma casa já pronta, só faltando a pintura e se considerar o construtor da casa”, compara Joaquim.

Culatra
Eram fortes os rumores ontem, em Brasília, de que um acordão entre Planalto e ACM levaria à retirada das assinaturas dos carlistas do requerimento da CPI da Corrupção em troca da não cassação do cacique baiano. Caso se confirme, ACM estará rebaixado a vereador do interior e o presidente FH carreará toda a indignação hoje concentrada no movimento pela cassação do mandato do pefelista.

Causa própria
O Relatório Alfa denuncia que o site supostamente criado por simpatizantes de ACM para tentar evitar sua cassação (http://www.apoioacm.com.br)  foi montado de tal forma que cliques do visitante em alguns ícones da página são transformados em mensagem ao Conselho de Ética do Senado de apoio ao pefelista. Ainda segundo o Alfa, o site, construído em ASP, pertenceria à TV Bahia, de propriedade de ACM, como provaria o registro na Fapesp, o que pode ser checado em http://registro.br/cgi-bin/nicbr/whois?qr=APOIOACM.COM.BR&stkey=5495980

Artigo anteriorOásis
Próximo artigoMalan sem fundamentos
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Juntar 2 meses e meio de auxílio para comprar cesta básica

Não só a pandemia, mas inflação é ameaça às pretensões de Bolsonaro.

Se mirar Nordeste, Bolsonaro atingirá o próprio pé

Região tem menor média de casos e óbitos causados pela Covid.

Neodefensores do trabalhador ignoraram crise

Desemprego já era estratosférico em 2019, e apoiadores de Guedes nem ligavam.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

BC altera norma para segunda fase do open banking

Medida complementa regulamentação que estabelece requisitos técnicos de fase que vai permitir compartilhamento de dados e transações de clientes.

Confiança do consumidor medida por Michigan ficou abaixo do esperado

Índice registrou leitura de 86,5 na prévia de abril e o esperado era 89.

Escolha de conselheiros da ANPD preocupa por conflito de interesses

Entre os indicados há diretores e encarregados de dados pessoais de grandes empresas da internet.

Exterior abre em alta e futuros no Brasil operam com cautela

China atinge crescimento de 18,3%; na Europa, Índice de Preços ao Consumidor amplo de março teve avanço de 1,3% ao ano.

Estaleiro de SC investe meio milhão em linha de produção exclusiva

Estaleiro irá entregar até quatro vezes mais rápido e atender à crescente procura por embarcações novas.