Auxílio até dezembro não basta para despesa corrente e dívida passada

Endividados pretendem gastar menos do que no ano passado e entrar em 2021 com as contas em dia.

Levantamento realizado pela fintech BLU365 indica que, apesar de estarem otimistas com relação ao futuro próximo, os brasileiros que têm alguma dívida ainda estão receosos com relação aos gastos e preocupados em não deixarem as dívidas aumentarem. Responderam o questionário 2.000 pessoas, entre os dias 15 e 28 de setembro, de todas as regiões do Brasil.

As contas atrasadas são uma preocupação constante, mas 60% pretendem resolver este problema até o fim do ano (31% dizem ter atrasos, mas esperam resolvê-los e 29% já estão com tudo em dia). 32% dos entrevistados dizem estar com as contas atrasadas e assim devem continuar. 6% dizem estar "no azul" no momento, mas esperam não conseguir honrar todos os pagamentos até dezembro acabar.

"Surpreende o fato de 38% dos entrevistados estarem prevendo ou continuar em atraso até o fim do ano (32%) entrar em atraso até o mesmo período (6%). Com base nisso, temos evidências de que, apesar do otimismo para 2021, ainda existe uma parcela relevante da população em dificuldades financeiras e que, mesmo com a ajuda do auxílio emergencial estendido até dezembro deste ano, não conseguirá fazer frente às suas despesas correntes e dívidas passadas", analisa João Netto, líder de Ciência de Dados da BLU365.

 O estudo também aponta que 41% dos entrevistados espera estar em uma condição financeira melhor nos meses de novembro e dezembro do que estava em janeiro e fevereiro deste ano. No entanto, 79% dos participantes pretende gastar menos em dezembro de 2020 do que no mesmo mês do ano passado.

Com relação ao otimismo com relação às próprias contas, 29% acreditam que estarão com as contas na mesma situação que no começo do ano, enquanto 28% veem uma piora no cenário.

Sobre o quanto pretendem gastar, 10% creem que gastarão a mesma coisa em dezembro de 2020 do que no mesmo período do ano passado. O mesmo percentual se aplicar a quem acha que vai gastar mais.

Com relação ao quanto as pessoas pretendem gastar a menos neste ano, em comparação ao que gastavam em dezembro de 2019, 34% pretender cortar pela metade, 26% para menos da metade, 24% para 25% e 14% para apenas 10% do que tinham com despesas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Safra de soja 2021/22 tem previsão de 126,18 mi de t

Estudo projeta 116,10 mi de t para as duas safras de milho.

Reservatórios fecham junho com o melhor índice em 10 anos

Período seco está iniciando o seu terceiro mês e afluências devem ficar abaixo da média na primeira semana de julho.

‘Estados nunca respeitaram o princípio da seletividade’

Segundo tributarista, lei do ICMS 'nada mais fez do que acompanhar decisão do STF'.

Últimas Notícias

Safra de soja 2021/22 tem previsão de 126,18 mi de t

Estudo projeta 116,10 mi de t para as duas safras de milho.

China intensifica esforços para aliviar carga tributária das empresas

Os ministérios da China lançaram uma série de políticas de apoio, com o objetivo de manter as empresas e os negócios autônomos à tona, em meio à epidemia de COVID-19, com foco no corte de taxas e impostos.

Reservatórios fecham junho com o melhor índice em 10 anos

Período seco está iniciando o seu terceiro mês e afluências devem ficar abaixo da média na primeira semana de julho.

China lançará esquema de conexão de swap de juros Continente-HK

O banco central chinês, o Banco Popular da China (PBOC), anunciou na segunda-feira a aprovação de três instituições de infraestrutura financeira para desenvolver um esquema de acesso mútuo conectando os mercados de swap de taxas de juros do continente chinês e da Região Administrativa Especial de Hong Kong (HKSAR), informou Xinhua Finance nesta segunda-feira.

Presidente do Egito inaugura teste de VLT fabricado na China

O primeiro sistema de transporte Veículo Leve sobre Trilhos Eletrificados (VLT) do Egito, construído em conjunto por empresas chinesas e egípcias, começou seu teste no domingo.