Avaliamos o novo C3: confira como é dirigir o compacto

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Novo Citroen C3 (foto divulgação Stellantis)
Novo Citroen C3 (foto divulgação Stellantis)

Do antigo C3, o novo só herda a marca e o nome. Até conceitualmente, o compacto traz uma nova proposta. Nas ruas, chama a atenção por ser tão diferente de seu antecessor.

Sob a batuta do Grupo Stellantis, a Citroën posiciona o novo C3 como um modelo de entrada – e não mais premium. Avaliado pela Via Digital na versão Feel 1.0, custa R$ 78.990. Superior a Renault Kwid e Fiat Mobi como projeto, ele pode ser uma opção a quem prefere um compacto mais espaçoso.

O Citroën é ainda uma alternativa aos compactos Chevrolet Onix e Hyundai HB20, além de Fiat Argo e Peugeot 208.

Antes de mais nada, o novo C3 não é um SUV, algo que a própria marca fez bem de admitir. A brincadeira de “compacto com atitude de SUV” é mais honesta.

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É um hatch alto, com 18 cm de altura livre, quase o mesmo de um VW T-Cross. Menor que o Onix em comprimento, empata com o Chevrolet no entre-eixos. É o mais alto da categoria e o de maior porta-malas (315 l).

Interior do novo Citroen C3 (foto divulgação Stellantis)
Interior do novo Citroen C3 (foto divulgação Stellantis)

Motor e espaço agradam

O motor 1.0 de até 75 cv responde bem no trânsito da cidade, ajudado pelo bom ajuste do câmbio manual de 5 marchas. Pelo Inmetro, o consumo com etanol é de 9,3 km/l, mas no anda e para e com o ar-condicionado acionado da cidade, espere menos que isso.

A posição de dirigir é confortável e passa aquela sensação de estar mais alto no trânsito – seu banco fica 10 cm mais alto que um Onix, por exemplo. Atrás, o espaço entre os ombros de 3 passageiros fica limitado, enquanto para cabeça e joelhos é muito bom.

Multimídia do novo Citroen C3 (foto divulgação Stellantis)
Multimídia de 10″ (foto divulgação Stellantis)

A Citroën acertou com o multimídia com tela de 10” e espelhamento com celular sem precisar de fio. Nessa versão Feel não tem câmera de ré nem sensores de estacionamento.

Para ganhar espaço, a Citroën deixou o porta-malas mais fundo, o que dificulta o acesso e incomoda ao pegar itens pesados.

Para manter um bom custo-benefício, a fabricante fez algumas economias: não há porta-revistas atrás dos bancos dianteiros nem alça de apoio e ajuste de altura dos cintos de segurança. E os comandos do vidro elétrico traseiro ficam na parte de trás do console – para atender ao mesmo tempo motorista e passageiros. Por outro lado, quem vai atrás conta com duas tomadas USB.

A Citroën só precisa deixar claro para o consumidor o novo reposicionamento da marca e melhorar os serviços e preços de peças para passar a ter confiança. Com esse pacote acertado, sua aceitação vai melhorar no mercado, o que facilitará a revenda. E o novo C3, com tantos atributos, é um bom recomeço.

Banco em couro do HB20 Copa do Mundo 2022 (foto divulgação Hyundai)
Banco em couro do HB20 Copa do Mundo 2022 (foto divulgação Hyundai)

Hyundai lança série especial da Copa para o HB20

Parceira oficial da Fifa para a Copa do Mundo no Qatar, a Hyundai aproveita o momento para lançar a série especial alusiva ao campeonato para as versões hatch e sedã do HB20.

Disponíveis em opções de motor 1.0 aspirado com transmissão manual e 1.0 turbo com câmbio automático, as versões têm como base o modelo Comfort com alguns adicionais. Os clientes que adquirirem o veículo também ganharão uma réplica da Al Rihla, bola oficial da Copa do Mundo.

Entre as novidades, hatch e sedã ganham na série especial faróis com projetor e DRL em LED, rodas de liga leve com pintura exclusiva em cinza, retrovisores externos na cor cinza Silk e o emblema do torneio nos para-lamas dianteiros.

Exclusivo para o hatch, foi adicionado o spoiler traseiro. No interior do veículo, painel de instrumentos digital, soleira personalizada, bancos de couro em duas cores com o logo da competição são as novidades. Duas entradas USB e sistema Bluemedia também estão presentes.

Nas versões turbo, há a partida remota pela chave e, no caso do sedã, a funcionalidade Smart Trunk, que permite a abertura do porta-malas por aproximação.

Alerta de presença no banco traseiro, volante com regulagem de altura e profundidade e iluminação no porta-luvas completam os itens adicionados.

Na versão hatch, o HB20 1.0 12V Flex MT5 Copa do Mundo custa R$ 87.990 (Brasil) e R$ 90.990 (SP). A versão 1.0 12V TGDI Flex AT6 sai a R$ 105.390 (Brasil) e R$ 108.990 (SP).

Já o sedã custa R$ 93.890 (Brasil) e R$ 97.090 (SP) 1.0 aspirado e R$ 111.790 (Brasil) e R$ 115.690 (SP) na opção turbo automática.

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