Avanços tecnológicos geram novo recorde da produção de petróleo de xisto na China

306
Foto aérea mostra a vista do pôr do sol do Campo Petrolífero de Daqing, Província de Heilongjiang, nordeste da China, em 24 de maio de 2021. (Xinhua/Wang Jianwei)
Xinhua - Silk Road

Beijing, 14 out (Xinhua) — A China Petrochemical Corporation (Sinopec Group), a maior refinadora de petróleo do país, anunciou que seu Campo Petrolífero de Shengli, impulsionado por avanços tecnológicos, estabeleceu um novo recorde de produção diária de petróleo de xisto em um único poço na China.

Um total de 94 poços horizontais de petróleo de xisto foi construído na zona de demonstração nacional de petróleo de xisto de Jiyang, de propriedade do Campo Petrolífero de Shengli, na Província de Shandong, leste da China, desde que foi estabelecida, há dois anos; entre eles, 36 poços atingiram um pico de produção diária de petróleo superior a 100 toneladas, com um máximo de 262,8 toneladas em um único poço, informou o Science and Technology Daily no sábado.

Os avanços foram obtidos com a força motriz das inovações tecnológicas, de acordo com Yang Yong, gerente-geral do Campo Petrolífero de Shengli da Sinopec.

O petróleo de xisto refere-se principalmente a hidrocarbonetos líquidos que estão presos em formações de rocha de xisto que podem ser extraídos para refino. Geralmente é encontrado em xisto rico em orgânicos e em finas camadas intermediárias de rochas carbonáticas, arenitos e siltitos.

Espaço Publicitáriocnseg

A China tem recursos abundantes de petróleo de xisto, que são principalmente de petróleo de xisto continental, dificultando a exploração e a produção.

Em comparação com as reservas de petróleo de xisto da América do Norte, as de Jiyang estão enterradas mais profundamente e têm menor maturidade, o que representa uma série de desafios para a exploração e o desenvolvimento, disse Yang.

A equipe de inovação tecnológica do Campo Petrolífero de Shengli superou dificuldades na exploração, como alta temperatura, alta pressão e infiltração simultânea em reservatórios de petróleo de xisto.

Eles desenvolveram uma tecnologia de perfuração rápida centrada em sistemas de fluido de perfuração de base sintética, permitindo a perfuração eficiente de poços horizontais com profundidades superiores a 3,3 mil metros e seções horizontais com mais de 2 mil metros. O ciclo de perfuração foi reduzido de 133 dias para 29,5 dias, observou Yang.

Estima-se que os recursos de petróleo de xisto em Jiyang somem 10,5 bilhões de toneladas. A zona de demonstração de Jiyang, a terceira do gênero na China, após as de Xinjiang e Daqing, registrou uma produção diária de petróleo de 1,6 mil toneladas e uma produção acumulada de petróleo superior a 800 mil toneladas. Fim

Leia também:

Oficinas de patrimônio cultural da China impulsionam vitalização rural e emprego
Cinturão e Rota
Oficinas de patrimônio cultural da China impulsionam vitalização rural e emprego

Beijing, 17 junho (Xinhua) — As oficinas de patrimônio cultural imaterial da China estão provando ser uma força poderosa para a vitalização rural, com mais de 11 mil delas preservando o artesanato tradicional, criando empregos e impulsionando economias locais, mostram dados oficiais. Essas oficinas estão distribuídas em 2.005 regiões de nível distrital, incluindo 670 anteriormente […]

Exportações de comércio eletrônico transfronteiriço da China atingem novo recorde em 2024
Cinturão e Rota
Exportações de comércio eletrônico transfronteiriço da China atingem novo recorde em 2024

Shijiazhuang, 17 junho (Xinhua) — O setor de comércio eletrônico transfronteiriço da China atingiu um marco histórico em 2024, com exportações anuais ultrapassando pela primeira vez os 2 trilhões de yuans (cerca de 278,59 bilhões de dólares americanos), segundo dados da Administração Geral das Alfândegas (AGA). As exportações do setor cresceram 16,9% anualmente totalizando 2,15 […]

Especialistas em agricultura discutem aumentar a resiliência dos sistemas agroalimentares globais
Cinturão e Rota
Especialistas em agricultura discutem aumentar a resiliência dos sistemas agroalimentares globais

Especialistas em agricultura reuniram-se na Universidade Agrícola da China (CAU, sigla em inglês) no domingo para discutir estratégias para melhorar a segurança alimentar global e promover sistemas agroalimentares sustentáveis.

Investimento em ativos fixos da China cresce 3,7% no período janeiro-maio
Cinturão e Rota
Investimento em ativos fixos da China cresce 3,7% no período janeiro-maio

Beijing, 16 junho (Xinhua) — O investimento em ativos fixos da China aumentou 3,7% nos primeiros cinco meses de 2025 em relação ao mesmo período do ano passado, mostraram dados oficiais nesta segunda-feira. Excluindo o setor imobiliário, o investimento em ativos fixos do país cresceu anualmente 7,7% durante esse período, de acordo com o Departamento […]

Exposição China-África se encerra com assinatura de um grande número de acordos
Cinturão e Rota
Exposição China-África se encerra com assinatura de um grande número de acordos

Changsha, 15 junho (Xinhua) — A 4ª Exposição Econômica e Comercial China-África foi encerrada neste domingo, com a assinatura de um grande número de acordos, à medida que a China e a África buscam aprofundar a cooperação econômica. Um total de 176 projetos no valor de US$ 11,39 bilhões foram assinados na exposição, anunciou o […]

Siga o canal \"Monitor Mercantil\" no WhatsApp:cnseg

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui