Avenger será o novo Jeep de entrada no Brasil

Jeep Avenger será produzido no Brasil em 2026, Citroën comemora 1 milhão de unidades com o Basalt, GM apresenta nova bateria LMR e mais

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Jeep Avenger - foto Via Digital

A Jeep comemora uma década de produção no Brasil, com mais de 1 milhão de SUVs vendidos desde 2015, e anuncia a fabricação do Jeep Avenger no país a partir de 2026, integrando a linha com Renegade, Compass e Commander.

O novo SUV, baseado na plataforma CMP da Stellantis, deverá ser produzido em Porto Real (RJ). Com investimentos de R$ 3 bilhões na modernização dessa fábrica, a produção do Avenger começará no final do primeiro semestre de 2026, com lançamento previsto para essa época, e será o primeiro Jeep produzido fora de Goiana (PE).

O modelo compacto, menor que o Renegade, será inicialmente equipado com motor 1.0 turbo híbrido leve (MHEV) de até 130 cv. Seu porta-malas acomoda 380 litros de capacidade.

Na Europa, oferece diversas versões, incluindo a 100% elétrica, e, no Brasil, terá um bom custo-benefício, posicionado como o de entrada da marca, enfrentando forte concorrência de outros SUVs compactos. Durante a apresentação, o presidente da Stellantis na América do Sul afirmou que o Renegade continuará em linha.

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Basalt é o Citroën número 1 milhão do Brasil

A planta da Stellantis em Porto Real celebrou a produção do Citroën número 1 milhão no Brasil, após 24 anos de operação, iniciada com o lançamento do Xsara Picasso.

Basalt é o Citroën número 1 milhão do Brasil

Ao longo dos anos, a fábrica produziu 11 modelos, incluindo várias versões do C3, Aircross, C4 Cactus e a família C-Cubed.

A marca escolheu o modelo Basalt Shine, um SUV Coupé vermelho-rubi, como símbolo de sua história de sucesso.

O Polo Automotivo já somou 1,8 milhão de unidades, contando com a Peugeot, que transferiu sua produção da Argentina em 2023, ao encerrar o ciclo do 2008.

Atualmente, a fábrica opera em um turno e meio, produzindo cerca de 130 mil veículos por ano, com capacidade de até 180 mil. Por dia, são montados cerca de 260 veículos, e a planta conta com 1.800 colaboradores diretos.


Nova bateria deve baratear carros elétricos

A General Motors anunciou o desenvolvimento da bateria LMR, formada por uma mistura de aproximadamente 35% de níquel e 65% de manganês, sem cobalto, que promete maior autonomia, menor custo e maior eficiência para veículos elétricos.

 GM apresenta nova bateria LMR
Um funcionário segura um protótipo de célula de bateria LMR em tamanho real no Centro de Inovação de Células de Bateria Wallace da General Motors. A GM prototipou aproximadamente 300 células LMR em tamanho real enquanto trabalhava com a LG Energy Solution para decifrar o código da química. (Foto de Steve Fecht para a General Motors)

Essa tecnologia, estudada desde os anos 1990 e aprimorada com parcerias, superou problemas técnicos anteriores de durabilidade e capacidade, possibilitando a fabricação de células mais simples, leves e econômicas.

A GM já usa baterias NMCA em seus modelos, mas a nova bateria LMR, com formato retangular e maior capacidade, deve alcançar mais de 640 km de autonomia e oferecer recargas rápidas, além de reduzir significativamente o número de peças e os custos de produção.

A produção em larga escala está prevista para 2028, nos EUA, visando colocar a GM na liderança do mercado de veículos elétricos com preços mais acessíveis.


Titano começa a ser produzida na Argentina

Fiat Titano - Argentina - foto Stellantis

A Stellantis iniciou a produção da picape Fiat Titano no Polo Automotivo de Córdoba, na Argentina, substituindo a fabricação anterior no Uruguai, como parte de um projeto de exportação de picapes na região.

O investimento de R$ 2 bilhões possibilitou a criação de componentes locais, motores de alta qualidade e a geração de 1.800 empregos, metade deles ocupados por mulheres.

A nova Titano conta com motor MultiJet turbodiesel 2.2 de 200 cv, transmissão automática de oito marchas, direção elétrica e itens do sistema ADAS. A picape deve chegar ao Brasil em junho.

A produção na Argentina reforça a tradição do país em fabricar picapes, ao lado de modelos como Toyota Hilux, Ford Ranger, VW Amarok e Nissan Frontier.

Em 2024, a Titano, produzida no Uruguai, vendeu cerca de 800 unidades mensais, com preço competitivo e porte robusto, apoiada por uma ampla rede de mais de 500 concessionárias no Brasil.

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