B2

A partir de 1 de janeiro de 2008, todo o óleo diesel a ser comercializado no Brasil será composto de 2% de biodiesel puro e 98% de diesel convencional. Em 2007, somente as distribuidoras de combustíveis associadas ao Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom) – que detêm 85% do mercado – comercializaram 35 bilhões de litros de diesel.

Donos da voz
Empenhadas em tirar do ar a concorrência alternativa, as empresas de rádio têm divulgado anúncio em que associam as emissoras por elas chamadas de “piratas” ao risco de acidentes aéreos. Embora esta seja uma tese muito popular, principalmente depois dos últimos acontecimentos nos céus brasileiros, ela não dá conta da complexa realidade do país e da diversidade do setor, no qual, por exemplo, as rádios comunitárias são o único meio de comunicação no interior, principalmente nas regiões ribeirinhas.

Pirataria oficial
Rápidas no ataque às “piratas”, as rádios comerciais, no entanto, trocam de canal quando tratam do processo de concessão para funcionamento em sistema digital, sem concorrência ou qualquer tipo de pagamento por quatro novos canais para as empresas já estabelecidas. Não seria o caso de também condenar a institucionalização de feudos e a ausência de concorrência?

Modesta
A Secretaria de Transportes do Estado do Rio de Janeiro recebeu esta semana R$ 5 milhões do Governo Federal para o projeto executivo da Linha 3 do metrô, que ligará Niterói a Itaboraí. A obra está orçada em aproximadamente R$ 800 milhões. Apesar da importância da ligação – para atender ao Comperj, o pólo petroquímico que a Petrobras construirá na região – a Linha 3 perdeu boa parte de seu trajeto. O primeiro trecho terá 12,5km e ligará a antiga estação de trem do Barreto, em Niterói, até o bairro Zé Garoto, em São Gonçalo. Assim, ficará distante das barcas que ligam Niterói à Capital e mais ainda das linhas 1 e 2 do metrô carioca.

Década de 90
Estima-se que entre 80 mil e 100 mil passageiros utilizarão o transporte diariamente. O metrô passará por um elevado que deverá ser erguido sobre a linha férrea que existe na área, para evitar desapropriações e 12 cruzamentos. A Secretaria de Transportes pretende utilizar 14 carros que funcionavam na Linha 2 do metrô e que foram substituídos no final da década de 90, com capacidade de transportar 1,3 mil pessoas por viagem.

Ponte aérea
A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) realiza nesta sexta – com metade do Brasil se preparando para o feriadão de Ano Novo – uma audiência pública em que apresentará as características técnicas para contratação de sete  Veículos Leves sobre Trilhos (VLT), para o sistema de Recife. Detalhe: a audiência será realizada no auditório da CBTU no Rio de Janeiro – a 2,4 mil quilômetros de distância do local onde os VLTs vão operar.

Marcos de Oliveira e Sérgio Souto

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorRalo
Próximo artigoResultados

Artigos Relacionados

Alta dos preços leva a aumento de protestos

Agitação em países onde manifestações eram raras preocupa FMI.

Montadoras não vieram; demissões, sim

Promessas de Doria e Bolsonaro para fábrica da Ford não passaram de conversa para gado dormir.

Ganhos de motoristas de app desabam

Renda média é de pouco mais de 1,5 salário mínimo.

Últimas Notícias

Câmara deve colocar em votação PL que desonera tarifas de energia

Em 2021, o Brasil passou pela pior crise hídrica em mais de 90 anos

Metodologia para participação de investidor estrangeiro

Serão considerados os dados de liquidação das operações realizadas no mercado primário nos sistemas da B3

Fitch eleva rating do Banco Sicoob para AA (bra)

Houve melhora do perfil de negócios e de risco da instituição

Petrobras Conexões para Inovação cria robô de combate a incêndio

Estatal: Primeiro no mundo adaptado para a indústria de óleo e gás