B3 amplia portfólio de criptoativos com futuros de Ethereum e Solana

Novos futuros permitem ao investidor operar a variação de preço das criptomoedas em um mercado regulado e com liquidez diária

89
Bolsa de Valores B3 São Paulo (Foto: Rovena Rosa/ABr)
Bolsa de Valores B3 São Paulo (Foto: Rovena Rosa/ABr)

Os novos contratos futuros de Ethereum (ETR) e de Solana (SOL) começaram a ser negociados na B3 ontem. Os contratos futuros de Ethereum e Solana terão a cotação em dólares e referenciados aos índices Nasdaq Ether Reference Price e Nasdaq Solana Reference Price, respectivamente.

O contrato de Ethereum terá um tamanho de 0,25 Ether, enquanto o tamanho do contrato de Solana é de 5 SOL. Os resultados financeiros das negociações ocorrem sobre a variação dos preços das criptomoedas. Os vencimentos dos novos derivativos ocorrem na última sexta-feira de cada mês e o horário de negociação dos novos derivativos será das 9h às 18h30.

“Com o enorme sucesso já obtido no contrato de Bitcoin, que já negocia cerca de US$ 4 bilhões por dia na B3, seguimos ampliando nossa oferta de produtos cripto com a chegada dos futuros de Ethereum e Solana. Essa é mais uma demonstração do nosso compromisso com a inovação e com a oferta de produtos alinhados à evolução do mercado financeiro. É mais um passo para integrar o universo dos criptoativos ao ecossistema regulado, com grande liquidez, transparência, segurança e simplicidade de negociação através da rede de corretoras com seus aplicativos e agentes que operam esse ecossistema”, afirma Luiz Masagão, vice-presidente de Produtos e Clientes da B3.

EM nota, a B3 comunica que “com os novos futuros de criptoativos, atende à crescente demanda do mercado e dos investidores por produtos com exposição a criptomoedas, trazendo mais inovação e sofisticação aos produtos, além de oferecer novas alternativas aos investidores familiarizados com a tecnologia blockchain contra a variação de preços dos ativos digitais, de forma regulada e segura. Os contratos contarão, desde o lançamento, com formadores de mercado, agentes que negociam o produto e ajudam a trazer liquidez e confiabilidade para a formação de preços.”

Espaço Publicitáriocnseg

Recentemente, a CVM aprovou a redução do tamanho do contrato do Futuro de Bitcoin em 10 vezes. Com isso, desde ontem, o contrato Futuro de Bitcoin passa a valer 0,01 Bitcoin (cerca de R$ 6 mil). O objetivo da redução é tornar o produto mais acessível e facilitar a entrada de um número maior de investidores. Além disso, a redução do tamanho do contrato pode aumentar a liquidez do produto e reduzir os custos nas negociações.

Outra novidade é que desde 8 de maio, os investidores dos EUA passaram a ter acesso a dois novos produtos listados na B3: o futuro de Bitcoin e a Rolagem de Futuro de Bitcoin.

Segundo a B3, os contratos futuros de Ethereum, Solana e Bitcoin oferecem aos investidores a oportunidade de negociar ativos digitais em um ambiente regulado. Neste mercado, o investidor se compromete a comprar ou vender um ativo em uma data futura, com um preço pré-determinado, de acordo com seu perfil de risco e estratégia.

“Os contratos futuros sofrem ajustes diários com base na oscilação de preços durante o pregão. O vencimento dos contratos ocorre na última sexta-feira de cada mês, permitindo que os investidores desenvolvam estratégias com prazos variados. O mercado futuro é uma ferramenta que permite aos investidores se protegerem contra oscilações de preço de ativos, como moedas, ações e commodities. Os contratos são negociados em Bolsas, com a B3 atuando como contraparte central, oferecendo segurança nas transações. Esses contratos podem ser utilizados tanto para hedge, mitigando riscos de flutuação de preços, quanto para estratégias de lucro, através da especulação de curto prazo. Além disso, os derivativos futuros permitem que os investidores acompanhem a variação de preços sem a necessidade de um grande investimento inicial”, diz a B3.

Siga o canal \"Monitor Mercantil\" no WhatsApp:cnseg

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui