B3 registra média de 1.200 contratos/dia da opção de Copom

174

Desde seu lançamento no final de maio, até o 1º vencimento que ocorreu em 17 de junho, a Opção de Copom, produto que permite a negociação da variação da Taxa Selic Meta decidida em cada reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), vinculado ao Banco Central, apurou os seus primeiros negócios. A B3 registrou uma média de 1.200 contratos por dia, além de possuir mais de 17 mil contratos em aberto.

A taxa Selic é um elemento central da economia brasileira e indica o preço” do dinheiro, afetando, por exemplo, a demanda de crédito ou a rentabilidade de uma série de investimentos. Periodicamente, os membros do Copom se reúnem para definir a taxa Selic Meta, visando cumprir a meta do governo para a inflação”, destaca a B3.

Com 216 negócios realizados no período e presença de ofertas em tela, o produto foi operado majoritariamente por investidores institucionais (75,7%), seguido por instituições financeiras (21,9%). “Temos recebido muita procura por informações e, ao mesmo tempo, feedbacks dos clientes muito positivos. Essa é uma novidade no portfólio de produtos da B3, que traz um derivativo inovador no mercado de juros”, aponta Marcos Skistymas, superintendente de juros e moedas da B3.

O prêmio negociado pelo Contrato de Opção de Copom pode variar em uma escala de 0 a 100 pontos e reflete diretamente a probabilidade de ocorrer determinado cenário. Cada ponto vale R$100 e cada strike (preço de exercício) representa uma possível variação da taxa Selic Meta definida pelo COPOM.

Espaço Publicitáriocnseg

O payoff no vencimento é do tipo cash-or-nothing, sendo que, em caso de exercício da opção, o valor a ser recebido pelo comprador da opção é de 100 pontos, equivalente a R$ 10.000,00. O Contrato tem exercício automático no vencimento, que corresponde ao dia útil subsequente à data de término da reunião.

 

Novidade

 

Em maio, a B3 anunciou o lançamento do Contrato de Opção de Copom em sua plataforma de negociação eletrônica. “Atenta aos impactos das decisões de política monetária e à demanda do mercado, a B3 decidiu acrescentar ao seu portfólio de produtos esse derivativo inovador no mercado de juros”, explicou na ocasião Marcos Skistymas, superintendente de juros e moedas da B3.

Ele esclarece que o Contrato de Opção de Copom, além de permitir a negociação da variação da Taxa Selic Meta, decidida a cada reunião do Copom, também oferece outras vantagens aos investidores.

Trata-se de um produto padronizado e negociado no ambiente da bolsa de valores, transparente quanto às expectativas de cada reunião, que permite a negociação independente para cada decisão do Copom e amplia o leque de estratégias disponíveis à proteção das carteiras de investimentos”, enumera.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui