Baixas

Além das perdas no campo de batalha, a hegemonia dos Estados Unidos também sofre baixas em outros setores devido ao estilo caubói atômico de George Bush. Desde o início da invasão do Iraque o intercâmbio de estudantes brasileiros para os Estados Unidos caiu 60%, de acordo com a diretora da Connection Line Programas Culturais, Vera Amaral. Ainda segundo ela, em contrapartida, cresceu a procura para países como Canadá, Austrália e Nova Zelândia. Embora Bush talvez ignore isso, a atração de cérebros especiais de todas as partes do mundo foi uma das principais causas do desenvolvimentos dos EUA.

Bolso
O aumento do ISS e outras medidas aprovadas pela prefeitura revoltaram contribuintes paulistanos. O aumento, para estes, transforma o imposto em autêntico confisco. O protesto se volta ainda contra alguns decretos, como o que obriga todos os tomadores ou intermediários estabelecidos no município a manter em cada um de seus estabelecimentos vários livros fiscais, entre eles o Registro de Livros Tomados de Terceiros. Assim, uma padaria que contratar um chaveiro terá que escriturar o tal livro. Caso não cumpra essa obrigação, terá de pagar multa de R$ 1 mil.

Anos dourados
Apagar os últimos anos de decadência e voltar à época de ouro é a proposta do vereador carioca Ricardo Maranhão (líder do PSB na Câmara Municipal) para a Cinelândia. O local é rico em História – lá se situava o Senado – e cultura (ainda estão firmes o Theatro Municipal, o Museu de Belas Artes e a Biblioteca Nacional). O vereador promove hoje encontro entre as pequenas e médias empresas que atuam na área e representantes do Banco do Brasil e BNDES, que oferecerão financiamentos com condições especiais. A reunião começa às 14h30, no auditório da Câmara Municipal (Cinelândia).

Emblemático
Ao cobrar do governo Lula rapidez na aprovação das “reformas”, o vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), deputado Moreira Ferreira (PFL-SP), acabou trocando as bolas ao atribuir o slogan “vamos deixar de entretanto, vamos direto aos finalmente” ao ex-jogador Dadá Maravilha. O autor, na verdade, é Odorico Paraguaçu, personagem inesquecível de Dias Gomes.

Bárbaros
Notícias sobre a destruição do patrimônio histórico da Humanidade pelos bombardeios feitos pelos Estados Unidos no Iraque têm ficado restritas a pequenas notas de pé de página dos “jornalões” brasileiros – nos EUA, nem isso. Berço da civilização, a região onde hoje fica o Iraque é rica de monumentos e sítios arqueológicos. As bombas sobre Bagdá destruíram, no final de semana, uma das universidades mais antigas do mundo, do Século XIII – da mesma época da fundação de Oxford, por exemplo, a mais antiga universidade da língua inglesa. Para o governo norte-americano, a destruição não tem grande significado: os EUA não são signatários do acordo que protege o patrimônio histórico em tempos de guerra. E, mesmo que tivessem validado o acordo, não faria diferença, já que rasgaram a Carta da ONU quando invadiram o Iraque.

Ressentimento
Será que a submissão de Tony Blair à invasão norte-americana do Iraque teria sido arrefecida se Saddam Hussein não tivesse nacionalizado, há cerca de 30 anos, a britânica Irak Petroleum Company?

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorÀ míngua
Próximo artigoGoleada

Artigos Relacionados

Alta dos preços leva a aumento de protestos

Agitação em países onde manifestações eram raras preocupa FMI.

Montadoras não vieram; demissões, sim

Promessas de Doria e Bolsonaro para fábrica da Ford não passaram de conversa para gado dormir.

Ganhos de motoristas de app desabam

Renda média é de pouco mais de 1,5 salário mínimo.

Últimas Notícias

Câmara deve colocar em votação PL que desonera tarifas de energia

Em 2021, o Brasil passou pela pior crise hídrica em mais de 90 anos

Metodologia para participação de investidor estrangeiro

Serão considerados os dados de liquidação das operações realizadas no mercado primário nos sistemas da B3

Fitch eleva rating do Banco Sicoob para AA (bra)

Houve melhora do perfil de negócios e de risco da instituição

Petrobras Conexões para Inovação cria robô de combate a incêndio

Estatal: Primeiro no mundo adaptado para a indústria de óleo e gás